Salvador, 26 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Vacinação antirrábica e castração gratuita para pets seguem disponíveis em unidades municipais

A campanha de vacinação antirrábica em Salvador foi encerrada na última sexta-feira (6), após mais de dois meses de atividades, imunizando cerca de 257 mil animais entre cães e gatos. No entanto, a estratégia continua disponível ao longo do ano em unidades municipais de saúde.

Além do serviço de vacinação, a gestão municipal oferece castração gratuita para cães e gatos por meio do Castramóvel e de clínicas conveniadas à Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).

De acordo com Danielle Dantas, chefe do Setor de Vigilância e Controle da Raiva Animal do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a vacinação é fundamental para evitar a raiva, uma doença que tem taxa de mortalidade próxima de 100% nos humanos.

“A campanha foi finalizada, mas a vacinação antirrábica permanece nas unidades básicas de saúde, no horário de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Os tutores podem consultar os postos disponíveis no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ou pelos números 156 e (71) 3202-0984”, declarou.

Castração – Além da vacinação, a Prefeitura mantém duas unidades do Castramóvel, localizadas no Parque do Abaeté, em Itapuã, e na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula.

Segundo Michelle Holanda, diretora de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa), o agendamento é por ordem de chegada, com fichas distribuídas até as 9h. “As segundas, quartas e sextas são para felinos, e as terças e quintas para caninos. Também temos clínicas vinculadas à Secis, em Stella Maris, Bonfim, Brotas e Graça, com agendamento feito pelo e-mail agendamento.dipa.salvador.ba.gov.br”, explicou.

Para realizar a castração, o pet também deve estar em jejum de 10 horas para alimentos sólidos, com água liberada até o momento do procedimento. É necessário apresentar documento pessoal (RG), comprovante de residência e a carteira de vacinação do animal atualizada. Além disso, para felinos, é obrigatório o uso de caixa de transporte individual.

Fotos: Bruno Concha e Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Veja também

Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026