Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Salvador promove oficinas gratuitas de expressões criativas e jogos africanos

A Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), no Centro Histórico, abriu as portas para uma tarde de criatividade e aprendizado promovido projeto “Grafite, Expressões Criativas e Jogos Africanos”, que oferece oficinas gratuitas ao público nesta quarta-feira (12) e no próximo dia 19, das 14h às 17h. Com o apoio da Prefeitura de Salvador, através do Programa de Incentivo à Cultura – Viva Cultura, a iniciativa visa proporcionar uma imersão nas artes visuais e na cultura africana. A exposição final dos trabalhos realizados durante as oficinas está prevista para o dia 21 de setembro.

O artista plástico do Ateliê Cabuloso e coordenador-geral do projeto, Marcos Costa, destaca que o projeto visa trabalhar a iniciação de jovens e proporcionar uma maior possibilidade de expressão com seus talentos e criatividade. “Estamos oferecendo aulas de Jogos Africanos, Expressões Criativas e Grafite, com a ideia de usar a arte para desenvolver a autoestima, a coordenação motora e o senso crítico dos participantes”, explica Costa.

O projeto tem atraído uma audiência diversificada, incluindo pessoas de diferentes origens e idades. Maria Glácia Conceição, professora da rede municipal, participa como instrutora da oficina de Jogos Africanos. “Estamos trabalhando com a estética africana e a confecção de jogos. O percurso começa com o conhecimento dos jogos e segue para a produção e exposição dos mesmos. A resposta dos participantes tem sido muito positiva”, afirmou.

Débora Santos, pedagoga de 49 anos, participa das oficinas para enriquecer o trabalho realizado com alunos especiais. “Estou aqui para adquirir novas ideias e materiais que possam ser aplicados na minha prática educacional. Espero levar esses conhecimentos para a sala de aula e integrar jogos lúdicos na minha abordagem pedagógica”, revelou.

O evento tem atraído também estudantes e profissionais da área de artes visuais. Delson de Jesus, estudante de 23 anos, destaca a importância das oficinas para sua formação. “Estou participando desde o início e estou aprendendo muito. As oficinas de grafite e jogos africanos são ótimas oportunidades para expandir meu conhecimento e praticar novas técnicas”, comentou.

As aulas são abertas ao público, mas as vagas são limitadas. Os interessados podem obter mais informações e realizar inscrições pelo telefone (71) 99651-2964 ou pelo Instagram @Gecja.Cult.

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (1)
Após acesso à Série B e artilharia, Rodolfo encerra seu vínculo com o São Bernado: “Motivado para alcançar novos objetivos”
Fundamental para o acesso do São Bernardo à Série B, o atacante Rodolfo não continuará no Tigre na temporada...
unnamed
Contratado em definitivo, goleiro Igo Gabriel pretende fazer história no Figueirense: “Muito feliz”
Edson Bastos, Andrey, Gatito Fernández, Alex Muralha, Tiago Volpi, Wilson. Há muitos anos a camisa um...
fÓRMULA 1
FIA aprova regulamentos da Fórmula 1 para 2026 e define ajustes no formato esportivo
A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) encerrou, nesta quarta-feira (10), a última reunião...
trofeo-copa-america-conmebol-9807
Conmebol define transmissões de Libertadores, Sul-Americana e Recopa para o ciclo 2027–2030
A Conmebol confirmou, nesta quarta-feira (10), quais grupos de mídia estarão responsáveis pela transmissão...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar