Salvador, 19 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Vigilância Sanitária vistoria produtos para caruru de Cosme e Damião em feiras e mercados

Com a proximidade da celebração dos santos gêmeos Cosme e Damião (27 de setembro), os mercados e feiras populares da cidade se preparam para a demanda de consumidores em busca dos produtos tradicionais para a confecção do caruru. Com este cenário, a Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) visita os espaços de venda, atuando junto aos comerciantes no intuito de garantir a venda de alimentos saudáveis, seguindo todas as normas de controle de qualidade e higiene necessários.

 

Espaço conhecido pela diversidade de produtos para a confecção do tradicional caruru de Cosme e Damião, celebrado no dia 27 de setembro, o Mercado do Rio Vermelho, também conhecido como Ceasinha, recebeu nesta sexta-feira (20) representantes do Setor de Vigilância, Monitoramento e Educação em Alimentos da Visa. Além da fiscalização, os profissionais orientaram comerciantes e consumidores sobre boas práticas na compra e venda desses produtos típicos.

 

Melhorar atendimento – Márcio Martins, que atua há cinco anos como feirante, fala da importância da parceria com a Visa no trabalho diário. “Esse suporte é muito importante para garantir a segurança alimentar, algo que dá um respaldo maior junto aos clientes na hora de adquirir nossos produtos”, informa o comerciante. Ele vende os itens indispensáveis ao famoso caruru, dentre eles leite de coco, azeite de dendê, camarão, castanha e amendoim, no box de trabalho que leva o nome dos santos gêmeos.

 

Trabalhando há oito anos no ramo, Camila Hora afirma que a atuação com os meios de fiscalização enriquece o trabalho. “É importante contar com esse apoio. As vistorias nos auxiliam bastante a melhorar ainda mais o atendimento, a conservação dos alimentos e com isso prestamos um serviço ainda melhor aos consumidores. Com tudo nos conformes, a expectativa é receber um grande público e realizar grandes vendas no período”, disse a comerciante.

 

Cartilha educativa – A chefe do Setor de Alimentos da Visa, Emanuela Brito, ressaltou que o trabalho educativo realizado junto aos comerciantes da Ceasinha tem como intuito orientar os trabalhadores sobre a conservação, armazenamento e cuidados que devem ter com esses produtos, além de distribuir, junto à população, uma cartilha educativa falando sobre a comida baiana, segurança alimentar, cuidados e armazenamento correto em casa. “Esse trabalho ocorre diversas vezes ao longo do ano, sempre procurando garantir uma compra segura por parte dos consumidores e um trabalho sempre eficaz do lado de quem vende”, completou.

 

Natural do estado de Alagoas, Tamara Lucia está em Salvador em visita à família e aproveitou para conhecer um pouco da cultura da cidade. “É muito importante que os órgãos de fiscalização e vigilância trabalhem junto à população para realizar esse trabalho educativo, tanto com os consumidores como para quem comercializa esses produtos, podendo garantir mais segurança a todos”, diz.

 

Dentre as dicas contidas na cartilha, estão a observação do local onde se adquire os alimentos, cor, cheiro e aparência dos itens que serão comprados, se estão refrigerados e cobertos, além da prevenção a processos alérgicos com alguns produtos típicos.

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (2)
Matrícula para ingresso de novos estudantes do Ensino Médio na rede estadual começa nesta segunda (19)
Estudantes de qualquer série do Ensino Médio que desejam ingressar em uma escola da rede estadual de...
retrospectiva74
Entenda as liquidações do Banco Master e da Reag
Cerca de 1,6 milhão de clientes foram afetados pelas irregularidades As liquidações do Banco Master,...
o-ultimo-azul-rodrigo-santoro-denise-weinberg_copiar
Streaming Tela Brasil tem lançamento previsto para este trimestre
Plataforma está em fase final de testes, diz nota do MinC O Ministério da Cultura (MinC) esclareceu,...
VIC
Pode pedir música no Fantástico? Vitória empata terceira seguida, dessa feita contra o Porto
Terceira rodada do Baianão e o Vitória continua sem vencer. Também continua sem perder. Pelo menos, dessa...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar