Salvador, 19 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Formação para conselheiros de políticas culturais de Salvador começa nesta terça (1º)

As aulas do programa de capacitação dos conselheiros de políticas culturais de Salvador para o biênio 2024-2026 começaram, de forma online, nesta terça-feira (1º). Estruturado em três módulos, totalizando 55 horas/aula, o curso acontece até o dia 30 de novembro, com atividades majoritariamente virtuais, oficinas e rodas de conversa, buscando garantir um diálogo amplo e contextualizado sobre gestão e políticas culturais.

 

A formação trabalha com os temas: interlocuções no campo da cultura; sistemas e políticas culturais; e diálogos entre o poder público e os conselheiros. As atividades contarão ainda com oficinas práticas, buscando desenvolver habilidades de colaboração e comunicação entre os conselheiros.

 

Nesta terça ocorrerá a primeira oficina, “Conselho de Cultura Hoje”, em formato virtual, e marcará o início do programa, explorando as expectativas dos novos membros.

 

Na quarta-feira (2), às 17h, acontece a aula inaugural de forma presencial, na sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), na Barroquinha, com o tema “Promoção da Diversidade, Inclusão e Participação Social: que desafios o Conselho de Cultura de Salvador pretende assumir?”.

 

A programação inclui ainda atividades complementares, rodas de conversa, apresentando uma oportunidade para fortalecer o papel do Conselho de Políticas Culturais de Salvador (CMPC) e contribuir para o desenvolvimento do segmento, com inclusão e equidade.

 

Alcance – O curso está aberto para todos os conselheiros da sociedade civil e do poder público empossados para esta gestão, correspondente ao biênio 2024-2026, bem como candidatos dos territórios e setores validados para a eleição suplementar, a ser convocada ainda em 2024, somando aproximadamente 60 indivíduos.

 

Chefe de Assessoria Estratégica de Gestão da FGM, Júlio Marques explica que a capacitação e formação para os conselheiros visa qualificar e potencializar o debate público sobre a política cultural do município, realizado pela fundação há 12 anos.

 

“O conselho é um componente fundamental, que já se encontra na quinta gestão, alcançando mais de 100 sessões ordinárias e fazendo valer o pacto de participação da sociedade civil em curso. Nossa expectativa e nosso objetivo é estabelecer um novo patamar dentro da janela de oportunidades que temos a partir da política nacional Aldir Blanc, assim como na Lei Paulo Gustavo. O que buscamos do debate público com essa capacitação das lideranças que representam os conselheiros é um aumento bastante significativo”.

 

Romário Almeida, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, lembra que “a formação é fundamental para qualificar o trabalho dos conselheiros de cultura, dada a relevância do órgão para a definição das diretrizes das políticas culturais do município e a fiscalização do cumprimento das mesmas”.

 

Nesse sentido, um espaço para aprimorar os conhecimentos sobre políticas culturais, sistema de cultura e participação e controle social é imprescindível para o sucesso dessa engrenagem.

 

Sinergia – Cineasta, pesquisadora e conselheira, Edyala Yglesias entende a formação como a tradução de uma visão interessante do poder público de se colocar como facilitador do encontro entre os mais diversos segmentos de produtores e/ou ativistas culturais, artistas, que formam a cultura de Salvador.

 

“É fundamental, a meu ver, ter esse reconhecimento do poder da cultura, e de sua dimensão simbólica como elemento estruturante do desenvolvimento, econômico e social, de território urbano com a nossa história. Vejo o curso como uma oportunidade para nós, participantes do CMPC 2024-2026, compartilharmos nossas visões sobre o lugar fundador que Salvador tem no que é ou possa ser entendido como ‘cultura brasileira’, para levarmos adiante a polifonia de sons e cores que a Bahia representa e que nos constitui como cidadãos”.

Foto: Heder Novaes/ Ascom FGM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (2)
Matrícula para ingresso de novos estudantes do Ensino Médio na rede estadual começa nesta segunda (19)
Estudantes de qualquer série do Ensino Médio que desejam ingressar em uma escola da rede estadual de...
retrospectiva74
Entenda as liquidações do Banco Master e da Reag
Cerca de 1,6 milhão de clientes foram afetados pelas irregularidades As liquidações do Banco Master,...
o-ultimo-azul-rodrigo-santoro-denise-weinberg_copiar
Streaming Tela Brasil tem lançamento previsto para este trimestre
Plataforma está em fase final de testes, diz nota do MinC O Ministério da Cultura (MinC) esclareceu,...
VIC
Pode pedir música no Fantástico? Vitória empata terceira seguida, dessa feita contra o Porto
Terceira rodada do Baianão e o Vitória continua sem vencer. Também continua sem perder. Pelo menos, dessa...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar