Salvador, 7 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Multicentro Liberdade passa a ofertar exame de endoscopia digestiva pelo SUS

O serviço de Endoscopia Digestiva Alta (EDA) Ambulatorial foi incorporado nesta terça-feira (14) no lista de procedimentos do Multicentro de Saúde Liberdade Prof. Bezerra Lopes, no bairro da Liberdade, em Salvador. O acesso ao exame de média complexidade será realizado exclusivamente via regulação com atendimentos às segundas, terças e quartas, das 7h às 18h.

 

A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que haja um incremento de 300 novas vagas para o exame por mês na capital baiana com a abertura do novo espaço. No Multicentro, o Serviço de EDA será disponibilizado para pacientes sem comorbidades e que não estejam com doenças agudas ou crônicas.

 

O titular da SMS, Alexandre Reis destaca o investimento na área de prevenção do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. “Vamos intensificar o acesso a este exame, que é bastante utilizado para descobrir a causa de problemas digestivos como dores abdominais, queimação e refluxo, entre outros. Com isso, os pacientes poderão detectar tão breve qual a doença possui e iniciar seu tratamento para ter mais qualidade de vida e saúde”, disse.

 

Conheça o exame – O exame é realizado depois da aplicação de um spray anestésico na garganta, e por meio de um endoscópio, um tubo fino que tem uma microcâmera em sua extremidade, ele permite visualizar as paredes do esôfago, estômago e duodeno.

 

Caso sejam observadas alterações suspeitas na mucosa, durante o procedimento pode ser colhido um fragmento para análise (biópsia). O exame permite diagnosticar inflamações como esofagite, gastrite e duodenite; presença de pólipos; tumores; úlceras e varizes esofágicas, entre outros problemas.

 

Antes do procedimento, é necessário um jejum de alimentos por 8 horas. Como o exame é realizado com sedação, é indispensável a presença de um acompanhante (sem ele, o procedimento não é realizado).

Fotos: Paulo Almeida/ Ascom SMS

Veja também

image
O Boticário lança Lily L’Or, o primeiro Elixir da marca, que reafirma a sofisticação e liderança em inovação na perfumaria upper premium
O Lançamento ganha linha completa com Acetinado, cuidados capilares e produtos para casa para um verdadeiro...
Beira rio Foto arquivo Uneb_1 800x
Incra licita balsa para atender 416 famílias de assentamento em Boa Vista do Tupim (BA)
O Incra abre processo licitatório, na modalidade Pregão Eletrônico, para aquisição de uma balsa que atenderá...
receita-federal
Rio: Receita apreende entorpecentes em galpão de transportadora
Valor estimado das retenções é R$ 356 mil A Receita Federal apreendeu, nesta sexta-feira (6), quatro...
cela
Lutador de jiu-jitsu é preso por tentativa de feminicídio no Rio
Lucas Portela Fontana Gomes agrediu vizinha no prédio no Maracanã O Ministério Público do Estado do Rio...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos