Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Fernando Coelho realiza plantão de autógrafos de “O Livro Vermelho de Xangô” no Pelourinho

No próximo dia 26 de outubro, o Pelourinho, em Salvador, será palco do plantão de autógrafos do jornalista e escritor Fernando Coelho, que apresentará sua obra “O Livro Vermelho de Xangô”. O evento, que terá início às 14h, será realizado no Boteco do Viajante, em frente à Praça Tereza Batista, reunindo importantes figuras da cultura afro-brasileira e contará com um sarau de poesia com poemas do próprio autor, além de uma saudação especial a Xangô.

A chef Takuyra Costa, o empresário Clarindo Silva e o editor Ivan de Almeida recebem Fernando Coelho em uma tarde de celebração da literatura e espiritualidade afro-brasileira. A obra “O Livro Vermelho de Xangô” explora os mistérios do orixá da justiça e do trovão, oferecendo uma imersão na riqueza cultural e espiritual do Candomblé e da ancestralidade africana. O evento também contará com a presença de outras figuras importantes do cenário cultural baiano, ampliando o alcance e a relevância da ocasião.

Fernando Coelho, com 12 livros publicados, ocupa um espaço de destaque na literatura brasileira contemporânea. Em “O Livro Vermelho de Xangô”, publicado pela Cogito Editora, Coelho mergulha nos mistérios do Candomblé e da ancestralidade africana, oferecendo uma visão profunda sobre a espiritualidade dessa tradição. Profundo conhecedor e praticante do Candomblé, Coelho construiu uma relação íntima com o Ilê Axé Opô Afonjá e figuras emblemáticas da cultura baiana, como Pierre Verger, Carybé, Mário Cravo Jr., Mãe Stella de Oxóssi e Mestre Didi, cujas influências enriquecem sua obra.

Segundo o autor, “O Livro Vermelho de Xangô é o resultado de uma promessa que ele fez para a amiga querida Stella de Oxóssi e a Xangô. Não é um livro de receitas sobre candomblé. Os fundamentos e a base tradicional de nossa religião afro-descendente estão no segredo, e assim devem ser mantidos. No livro, ele conta suas andanças nessa mágica cidade da Bahia, traçando um roteiro emocional, como uma pequena reportagem vívida, desde o dia em que o pintor Carybé, depois de uma longa conversa, pediu que ele procurasse Mãe Stella no Ilê Axé Opô Afonjá.

O Livro Vermelho de Xangô resume um sonho que ele teve no quarto desse Orixá maior, na noite em que dormiu sob a proteção dele, já Ogã confirmado de Oxaguiã! O livro, ao final, contesta a violência, o racismo e a ignorância sobre uma religião que vive entre nós desde a primeira metade do século XVI, – hoje massacrada, como antes -, quando os primeiros escravos começaram a ser traficados para o Brasil, no episódio mais estúpido, sangrento e cruel da humanidade: a escravidão negra.”

A programação do evento incluirá a participação de importantes nomes da cultura baiana e será uma oportunidade de imersão nas tradições espirituais e culturais do Candomblé e da ancestralidade africana.

Serviço:

O que: Plantão de Autógrafos de Fernando Coelho – “O Livro Vermelho de Xangô”

Quando: 26 de outubro, a partir das 14h

Onde: Boteco do Viajante, em frente à Praça Tereza Batista, Pelourinho, Salvador

Entrada: Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar