Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Projetos de estudantes da rede estadual são apresentados na 5ª Feira Literária Internacional de Canudos

Estudantes da rede estadual estão participando da 5ª Feira Literária Internacional de Canudos (Flican), que segue até este sábado (26), na cidade histórica do sertão baiano. Durante o evento, no espaço montado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), eles têm a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos dentro dos projetos estruturantes nas áreas, por exemplo, de música, teatro e dança, além de mostrar outras atividades feitas em sala de aula.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Luís Cabral, Patrícia Alves da Silva, os alunos do curso de Agroecologia estão apresentando trabalhos voltados ao desenvolvimento do Perímetro Irrigado de Canudos e à cultura da produção da banana, que é a principal fonte de renda do município. Outro grupo faz parte do “Projeto Canudos: história  e memória” e está abordando, também, a vida e obra do escritor baiano João  Ubaldo Ribeiro, o homenageado desta edição da Flican.

Aluna do curso de Agroecologia, Iza Clara Macedo e sua equipe levaram para a Flican um trabalho sobre o Distrito Irrigado de Canudos.  “Estamos mostrando como tudo começou e sua importância para o município de Canudos, como a criação de novos tipos de empregos e o crescimento econômico da nossa cidade”, conta a estudante, exibindo os painéis com fotos que mostram o início da implantação do projeto agrícola. Já sua colega Raikely Oliveira Varjão está entre o grupo que se dedicou ao projeto sobre João Ubaldo Ribeiro. “É a primeira vez que participo de uma feira literária. Estou gostando bastante. Achei muito bacana que venham pessoas de fora para conhecer nossa história e nossa cultura”, comentou sobre sua experiência na Flica.

O desfile de abertura do evento teve a participação da fanfarra do Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora de Uauá, município que também integra o Núcleo Territorial de Educação do São Francisco (NTE 10). Até o final do evento, mais estudantes do NTE 10 se apresentarão com performances de poesia, música e teatro. Além dos colégios estaduais Luís Cabral e Nossa Senhora Auxiliadora, também estão participando da Flican o Centro Territorial de Educação Profissional Antonio Conselheiro, o Colégio Estadual Professor Edivaldo Machado Boaventura e o Colégio Estadual do Campo Integração Lagoa do Pires, de Uauá; e o Colégio  Estadual Antonílio da França Cardoso, Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves e o Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Bahia, de Juazeiro.

A 5ª Flican é promovida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Pedro Calmon,  do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC) e da Prefeitura de Canudos.

Fotos: Everton Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar