Salvador, 10 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Uefa visa investir 1 bilhão de euros no futebol feminino até 2030

Nesta quarta-feira (30), a Uefa, Federação Europeia de Futebol, prometeu investir 1 bilhão de euros (R$ 6,1 bilhões na cotação atual) no desenvolvimento do futebol feminino até 2030, focando nas categorias de base, profissionalização de alto nível e aumento de público nos estádios.

 

Esse programa será chamado de ‘Unstoppable’ (Imparável) e já é o segundo dedicado a modalidade feminina. Anunciada em 2019, o primeiro projeto representou uma porcentagem de aumento nas receitas, praticantes e de audiência na Europa.

 

Para estruturar a ideia, a Uefa acredita que algumas necessidades devem ser atendidas. A formação de jogadoras, treinadoras e árbitros de qualidade em número suficiente, profissionalização das ligas e desenvolvimento comercial das competições são pontos que a federação enxerga como essenciais.

 

Um dos objetivos da entidade europeia é conseguir picos de público nos estádios e maior audiência no decorrer da temporada, e, para isso, eles planejam implementar uma “cultura de torcedores”. Uma meta para os próximos seis anos é fazer do futebol o esporte coletivo mais popular entre mulheres e meninas em todo o continente europeu.

 

O futebol feminino receberá essa injeção financeira a partir das receitas das competições e dos fundos próprios da Uefa no apoio a projetos das federações nacionais para o futebol de base e na transformação de torneios.

 

Na temporada 25/26, a Liga dos Campeões feminina vai inaugurar formato inspirado no utilizado na Champions masculina. No caso da modalidade feminina, o torneio terá a primeira fase de liga disputada por 18 equipes.

 

Também como novidade, a federação vai lançar uma nova competição interclubes para o futebol feminino na próxima temporada. O torneio deve acontecer após a Eurocopa feminina organizada na Suíça de 2 a 27 de julho de 2025.

 

Até 2030, o principal objetivo da Uefa é ter seis competições completamente profissionais e cinco mil jogadoras profissionais no continente. Atualmente, os europeus contam com três campeonatos e 3.049 jogadoras.

Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed
Um dos destaques do Guarani em 2025, Diego Torres inicia pré-temporada e projeta próximo ano
O Guarani iniciou, na semana passada, a preparação para a temporada de 2026. Entre os jogadores que se...
unnamed
Com 3 gols nos últimos 3 jogos, Neto Acará vive fase artilheira na Bolívia
O atacante Neto Acará vive fase artilheira no futebol boliviano. Uma das referências ofensivas do Club...
Arrascaeta
Arrascaeta brilha e Flamengo avança à semi da Copa Intercontinental
Rubro-Negro volta a campo às 14h de sábado contra egípcio Piramyds O Flamengo levou a melhor no difícil...
hantavirose
Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos
Produto desenvolvido pela Fiocruz e UFRJ obteve registro da Anvisa A Agência Nacional de Vigilância Sanitária...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar