Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Circo Picolino realiza dias 19 e 20 de novembro o “Encontro de Circenses da Bahia”

Com o objetivo de reunir profissionais e entusiastas das artes circenses para debaterem temas fundamentais para o fortalecimento do setor na Bahia e no Brasil, o Circo Picolino realiza em seu picadeiro nos próximos dias 19 e 20 de novembro o “Encontro de Circenses da Bahia”. O evento contará com palestras, mesas de diálogos e grupos de trabalhos para a construção de práticas e de uma carta pública “para o Mundo”, que abarque a economia solidária, comunitária e de sustentabilidade do setor circense.

O evento surge da necessidade de criar na Bahia um espaço de convergência para o compartilhamento de experiências e conhecimentos, discussão de práticas e a criação de novas estratégias de atuação. Totalmente gratuito, o Circo Picolino convida artistas e coletivos circenses, circos itinerantes, escolas de circo e outras instituições, gestores públicos e produtores culturais, representantes de associações e sindicatos culturais, entusiastas e apoiadores da arte circense.

“O encontro se destina a consolidar o circo como uma arte relevante e sustentável, além de buscar evidenciar o papel fundamental do circo na cultura popular e contemporânea da Bahia, Brasil e Mundo. Para isso, precisamos ampliar as nossas redes de contatos e criar potenciais parcerias para o fortalecimento do setor”, reflete o coordenador do encontro, Robson Mol, que integra a gestão do Circo Picolino.

Programação

O Encontro iniciará no dia 19 de novembro, a partir das 10h, com a realização de uma mesa de abertura com a participação de Laisa Ferreira, da coordenação de Artes Circenses da Funceb/Secult-Ba. Pela tarde, às 14h, a coordenadora do Consórcio Cultura Viva, vinculada à UFBA, a doutora em cultura e sociedade Luana Vilutis, irá ministrar a palestra “Economia solidária e organização em rede para a sustentabilidade do setor”.

Finaliza o dia 19 de novembro a mesa de diálogo interdisciplinar “Benefícios e fragilidades na organização de setores culturais”, com a participação de Matias Santiago

(Fórum Nacional de Dança), Vilma Macêdo (Associação de Circos Itinerantes da Bahia – ACIB) e Fernando Marinho, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado da Bahia (SATED). A mediação é da dramaturga, diretora e atriz Fernanda Paquelet, que estará enquanto representação do Fórum das Artes.

O segundo dia iniciará com a realização de trabalho coletivo para a construção de uma Carta Pública, que traga “Ideias para mudar o mundo: associações, economia comunitária e outros planos para o bem-comum”. O GT será mediado pela doutora em artes cênicas Alda Souza, que coordenou o Núcleo de Circo da FUNCEB, entre 2008 e 2013.

A partir das 14h, neste dia 20 de novembro, representantes da gestão pública participam da mesa “Espaços de debates e convivência: por que debater? com quem debater?”. Sendo eles, Gilmar Faro – do Conselho Estadual de Cultura, Fábio Mendes – Conselho Nacional de Política Cultural) – e a produtora cultural Tayane Bragança, do Escritório do Ministério da Cultura na Bahia. A mediação é de Robson Mol, que também é o fundador da Rede de produtores e gestores de Circo e do Fórum das Artes Bahia (PRODUCIRCO).

O encerramento ocorrerá com a assinatura da Carta Pública e, em seguida, a realização de intervenções e performances circenses com artistas residentes do Circo Picolino. O Encontro de Circenses da Bahia integra o projeto “Celebrar os 40 buscando outros 40”, que conta com o apoio financeiro da FUNARTE, através do Programa de Ações Continuadas – Espaços Artísticos.

Serviço

O quê – Circo Picolino realiza o Encontro de Circenses da Bahia

Quando – 19 e 20 de novembro de 2024, de 10h às 18h

Onde – Circo Picolino, Av. Otávio Mangabeira, s/n, Pituaçu, Salvador, Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (2)
Matrícula para ingresso de novos estudantes do Ensino Médio na rede estadual começa nesta segunda (19)
Estudantes de qualquer série do Ensino Médio que desejam ingressar em uma escola da rede estadual de...
retrospectiva74
Entenda as liquidações do Banco Master e da Reag
Cerca de 1,6 milhão de clientes foram afetados pelas irregularidades As liquidações do Banco Master,...
o-ultimo-azul-rodrigo-santoro-denise-weinberg_copiar
Streaming Tela Brasil tem lançamento previsto para este trimestre
Plataforma está em fase final de testes, diz nota do MinC O Ministério da Cultura (MinC) esclareceu,...
VIC
Pode pedir música no Fantástico? Vitória empata terceira seguida, dessa feita contra o Porto
Terceira rodada do Baianão e o Vitória continua sem vencer. Também continua sem perder. Pelo menos, dessa...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar