Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Projeto ‘Elas à Frente da Pesca’ amplia protagonismo de marisqueiras e pescadoras em Salvador

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) realizou, nesta quinta-feira (14), uma visita ao bairro de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, para promover uma escuta ativa com pescadoras e marisqueiras da localidade. A ação faz parte da segunda etapa do projeto Elas à Frente da Pesca, iniciado em 2023, e busca identificar demandas, traçar diagnósticos e selecionar 15 mulheres da comunidade para acompanhamento e apoio.
O projeto, em parceria com a Bahia Pesca, tem como objetivos o empoderamento feminino; o enfrentamento à violência; a promoção da autonomia; e o estímulo ao empreendedorismo entre as mulheres do setor pesqueiro. As atividades incluem oficinas metodológicas, capacitações e apoio técnico, fortalecendo o papel das mulheres nas comunidades pesqueiras.
Maria Andrade, técnica da SPM, realizou a escuta com as pescadoras e marisqueiras, em Tubarão, e explicou sobre um diagnóstico que será realizado nos próximos dias pela agente mobilizadora local. Ela reforça a importância de ouvir as necessidades das envolvidas.  “Queremos entender quais são as demandas específicas dessas mulheres para nortear as próximas oficinas. Além dos temas já definidos no projeto, como enfrentamento a violência, a autonomia o e cuidado com as cuidadoras, queremos  compreender as necessidades particularidades das pescadoras e marisqueiras e, também, da comunidade”, explicou.
Solange Monteiro, de 58 anos, moradora de Tubarão, é marisqueira há décadas, falou sobre a iniciativa. “Esse projeto veio para inovar as mulheres e trazer oportunidades para nós, marisqueiras, que procuramos ter o nosso próprio meio de renda e de oportunidade pra dar uma vida melhor à família. É uma satisfação estar aqui nesse projeto, mostrando o meu potencial e de todas as marisqueiras”, comemorou.
Também marisqueira há muito tempo, Rosângela Silva, de 44 anos, destacou o impacto da ação na comunidade. “É um privilégio participar de algo tão importante. Nunca tivemos esse tipo de apoio aqui na comunidade. Para nós, é um presente que vai transformar nossas vidas”, disse Rosângela.
O projeto Elas à Frente da Pesca já beneficiou 135 mulheres em três municípios da Bahia: Salvador, Camamu e Sobradinho. Além de fomentar o protagonismo feminino, a iniciativa busca desenvolver práticas sustentáveis e ampliar as oportunidades de trabalho e renda das participantes. Em Tubarão, a seleção das 15 mulheres representa um passo importante para transformar a realidade das pescadoras e marisqueiras locais, garantindo mais inclusão e visibilidade ao trabalho dessas profissionais.
Próximos passos
As oficinas metodológicas serão organizadas com base nas demandas identificadas durante a escuta. O projeto também seguirá promovendo formações técnicas e capacitações, assegurando o desenvolvimento sustentável das práticas pesqueiras e fortalecendo a economia local.
Segundo dados do Sistema Informatizado do Registro Geral da Atividade Pesqueira (SISRGP), as mulheres representam 58% da força de trabalho do setor na Bahia, sendo maioria em cinco estados brasileiros. Nacionalmente, elas ocupam 49% das vagas no setor.

Foto: Adriana Ituassu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (2)
Matrícula para ingresso de novos estudantes do Ensino Médio na rede estadual começa nesta segunda (19)
Estudantes de qualquer série do Ensino Médio que desejam ingressar em uma escola da rede estadual de...
retrospectiva74
Entenda as liquidações do Banco Master e da Reag
Cerca de 1,6 milhão de clientes foram afetados pelas irregularidades As liquidações do Banco Master,...
o-ultimo-azul-rodrigo-santoro-denise-weinberg_copiar
Streaming Tela Brasil tem lançamento previsto para este trimestre
Plataforma está em fase final de testes, diz nota do MinC O Ministério da Cultura (MinC) esclareceu,...
VIC
Pode pedir música no Fantástico? Vitória empata terceira seguida, dessa feita contra o Porto
Terceira rodada do Baianão e o Vitória continua sem vencer. Também continua sem perder. Pelo menos, dessa...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar