Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Treinar para Empregar já certificou mais de 60 mil pessoas em Salvador

O Treinar para Empregar, iniciativa da Prefeitura de Salvador por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), segue impactando a vida de milhares de soteropolitanos. Com foco em capacitação e geração de renda, o programa oferece cursos gratuitos em diversas áreas, conectando cidadãos ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo. Desde o início do programa em 2021, mais de 60 mil pessoas foram certificadas nas capacitações profissionalizantes e empreendedoras.

 

Entre os cursos mais procurados estão os da área de gastronomia, como oficinas de confeitaria e produção de biscoitos, que atraem interessados tanto pelo potencial de empregabilidade quanto pelas possibilidades de empreender. Atualmente, o programa também oferece qualificações em áreas como Manutenção em Casco de Embarcação, Padeiro e Confeiteiro, Auxiliar de Cozinha e NR35 – Trabalho em Altura.

 

O Treinar para Empregar se destaca também pelo alcance a públicos diversos. Mais de 20 mil certificados são mulheres e mais de 80% do público atendido pelo Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e SAC do Empreendedor são da raça negra, refletindo o compromisso do Treinar para Empregar com a inclusão social e a igualdade de oportunidades.

 

É importante salientar que esses números apresentados são apenas uma parte do impacto do Treinar para Empregar. Além das capacitações do setor de qualificação, o programa engloba iniciativas como a Diretoria Tech-Criativa, fortalecendo ainda mais o ecossistema de geração de renda em Salvador.

 

Mudando histórias – Ex-aluna do curso de Assistente Administrativo, Lilian Silva participou do programa de junho a agosto de 2024, atraída pela busca de aperfeiçoamento e certificação profissional. “As aulas foram dinâmicas e bem elaboradas. Aprendi questões que o dia a dia no trabalho não me proporcionava, como gestão financeira, comunicação e logística”, relata.

 

Lilian elogia a facilidade de acesso e a qualidade do programa, destacando seu interesse por novos cursos, como Recursos Humanos. “Minha experiência foi ótima, e recomendo a todos que aproveitem essa oportunidade”, declara.

 

Ex-aluno do curso de Eletricista Naval da Trilha Náutica, Fábio Soares concluiu a formação neste mês de dezembro. Ele descobriu o curso por indicação de um amigo e viu nele a oportunidade de ingressar em uma área de grande interesse. “Os docentes eram ótimos, e a escola ofereceu uma estrutura excelente. Já recomendei o curso para outras pessoas”, disse. Atualmente desempregado, Soares está investindo em outra capacitação e planeja continuar os estudos, buscando áreas como elétrica predial e certificações como NR10 e NR35.

 

Como participar – Para quem busca ampliar conhecimentos ou ingressar no mercado de trabalho, o programa continua sendo uma porta aberta para o futuro. As vagas são divulgadas periodicamente no site Salvador Digital (www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br) ou na página da Semdec no Instagram (@semdecsimmsalvador).

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (1)
Após acesso à Série B e artilharia, Rodolfo encerra seu vínculo com o São Bernado: “Motivado para alcançar novos objetivos”
Fundamental para o acesso do São Bernardo à Série B, o atacante Rodolfo não continuará no Tigre na temporada...
unnamed
Contratado em definitivo, goleiro Igo Gabriel pretende fazer história no Figueirense: “Muito feliz”
Edson Bastos, Andrey, Gatito Fernández, Alex Muralha, Tiago Volpi, Wilson. Há muitos anos a camisa um...
fÓRMULA 1
FIA aprova regulamentos da Fórmula 1 para 2026 e define ajustes no formato esportivo
A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) encerrou, nesta quarta-feira (10), a última reunião...
trofeo-copa-america-conmebol-9807
Conmebol define transmissões de Libertadores, Sul-Americana e Recopa para o ciclo 2027–2030
A Conmebol confirmou, nesta quarta-feira (10), quais grupos de mídia estarão responsáveis pela transmissão...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar