Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

PORTO SEGURO: Unidade dedicada ao tratamento contra câncer no Hospital Luís Eduardo Magalhães celebra 1 ano de existência

Acolhimento, cuidado, superação e, acima de tudo, amor. Estas palavras resumem a celebração de um ano dos trabalhos exercidos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HRDLEM), localizado em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia.

O setor dedicado a pacientes que estão em tratamento contra o câncer – nos mais diversos tipos e estágios – fica nas dependências do hospital gerido pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) e já atendeu 170 pessoas de toda a região desde o início das atividades, em novembro de 2023.

Na Unacon, os usuários contam com uma equipe de multiprofissionais que realiza o acompanhamento clínico, além de ser um suporte emocional em meio à vulnerabilidade que a condição de saúde impõe.

Em um ano, o hospital foi responsável pela realização de 1631 quimioterapias, um número recorde para o período. Para mais, 42 usuários conseguiram a tão sonhada cura do câncer acometido, enquanto 80 ainda permanecem fortes, realizando o tratamento na unidade em prol do resultado positivo de total melhora.

De acordo com o diretor do HRDLEM, dr. Rodrigo Nunes, a iniciativa visa acompanhar o público atendido, do início até a remissão, trazendo a possibilidade de tornar este processo menos doloroso e cansativo.

“A nossa missão é seguir firme com os nossos pacientes, para que eles entendam que estamos juntos em busca da cura. Todo resultado que confirma a recuperação é motivo de alegria para eles e para nós, que por um lado é a demonstração de nosso esforço pelo nosso trabalho e, por outro, é um incentivo a todo público que segue em tratamento para continuar perseverante”, enfatiza.

O gestor ainda explica o quão importante é a existência de uma Unacon no extremo sul, que conta com mais de 20 municípios, como fator logístico que beneficia o público atendido, de forma a diminuir viagens de longas distâncias. “Sabemos que isso é determinante para que o tratamento prossiga, pois há momentos que existe a exaustão e muitos desistem, o que não ocorre no hospital. Este índice é quase inexistente, o que nos deixa muito orgulhoso”, diz dr. Rodrigo.

Ações como essa reafirmam os propósitos da atuação do Hospital Luís Eduardo Magalhães e do IGH, entidade que administra todo o complexo situado em Porto Seguro. Em um projeto de gestão participativa e análise contínua, o objetivo é prosseguir com a diversidade de atendimentos para a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (1)
Após acesso à Série B e artilharia, Rodolfo encerra seu vínculo com o São Bernado: “Motivado para alcançar novos objetivos”
Fundamental para o acesso do São Bernardo à Série B, o atacante Rodolfo não continuará no Tigre na temporada...
unnamed
Contratado em definitivo, goleiro Igo Gabriel pretende fazer história no Figueirense: “Muito feliz”
Edson Bastos, Andrey, Gatito Fernández, Alex Muralha, Tiago Volpi, Wilson. Há muitos anos a camisa um...
fÓRMULA 1
FIA aprova regulamentos da Fórmula 1 para 2026 e define ajustes no formato esportivo
A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) encerrou, nesta quarta-feira (10), a última reunião...
trofeo-copa-america-conmebol-9807
Conmebol define transmissões de Libertadores, Sul-Americana e Recopa para o ciclo 2027–2030
A Conmebol confirmou, nesta quarta-feira (10), quais grupos de mídia estarão responsáveis pela transmissão...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar