Salvador, 26 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Durante seminário, SEC avalia ano letivo 2024 e premia escolas que foram destaque na gestão de aprendizagem

Nesta quarta-feira (11), teve início o 2º Seminário de Gestão do Conhecimento, promovido pela Secretaria da Educação (SEC), para discutir estratégias e boas práticas desenvolvidas e implementadas nas escolas estaduais que se destacaram em 2024 e planejar os rumos da educação pública baiana para o ano letivo de 2025. O evento acontece até sexta-feira (13), em Costa do Sauípe, no município de Mata de São João, no Litoral Norte baiano. Participam professores e gestores de 288 escolas estaduais, distribuídas pelos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) da Bahia.
Durante o evento, será entregue o Prêmio Gestão da Aprendizagem, que visa reconhecer e fomentar práticas inovadoras e eficazes na gestão da aprendizagem em ambientes educacionais em 2024. O governador Jerônimo Rodrigues marcou presença na abertura oficial e considerou importante essa valorização.
“Aqui é uma festa de celebração das nossas conquistas, de toda a rede. Estamos fazendo, por um lado, as escolas novas, as escolas bonitas, mas é preciso botar o conteúdo dentro dela. Então, a premiação é para isso, reconhecer as boas práticas nas escolas, nos Núcleos Territoriais”, afirmou o governador, ao destacar que a dedicação das equipes pedagógicas tem proporcionado avanço do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A premiação destaca projetos que promovem o desenvolvimento contínuo e a formação de competências, contribuindo para a melhoria do aprendizado e do desempenho do aluno em sala de aula. Para a diretora do Colégio Estadual Aliomar Baleeiro, localizado no bairro de Pernambués, em Salvador, Andréa Passos, esta é uma forma de mostrar o trabalho realizado e estimular o empenho da equipe.
“Quando a gente é homenageada, quando a gente é escolhida pelos trabalhos bem feitos, a gente quer vir com mais impulso para trabalhar, para botar o nosso aluno lá em cima e mostrar que a nossa escola pública é capaz”, comemorou a diretora. A unidade foi agraciada na edição passada.
Serão contempladas unidades escolares da rede estadual de ensino, com turmas da 2ª e 3ª série do Ensino Médio e/ou 9º ano do Ensino Fundamental. Para a culminância ao fim do ano letivo, serão disponibilizados recursos da ordem de R$ 5 milhões, visando ao incremento na proficiência do desempenho escolar. O valor a ser recebido por unidade escolar será proporcional à quantidade total de estudantes matriculados na unidade, conforme dados do censo. A iniciativa é promovida pela SEC e reconhece os trabalhos de destaque na área.
“Esse é um momento de festa e de olhar o que a gente fez durante 2024, mas planejar 2025, pensando na garantia do direito de aprender dos estudantes. É mais um passo para a gente reafirmar o compromisso do Governo do Estado com a garantia de aprender dos estudantes e dizer que 2025 tem mais trabalho”, pontuou a secretária da educação, Rowenna Brito.
O investimento estadual Estado na área chega a R$ 8,6 bilhões, melhorando a estrutura física e profissional, com capacitação e valorização dos professores. Além de celebrar os esforços realizados, o seminário inspira outras instituições a adotarem melhores práticas em educação e formação.
Seminário de Gestão do Conhecimento
Com uma programação intensa, até sexta-feira estão previstas a entrega do prêmio, apresentação cultural, além de painel de discussões, palestra e o lançamento do planejamento estratégico para o ano letivo de 2025.

Veja também

unnamed
Breno Lopes valoriza vitória do Coritiba sobre o Corinthians e destaca força do Coxa no Brasileirão
O Coritiba conquistou mais uma importante vitória no Campeonato Brasileiro. Jogando diante da torcida,...
crime
Justiça determina prisão preventiva de grupo suspeito de envolvimento na morte de torcedor antes do Ba-Vi
Os seis homens presos no último domingo (23), suspeitos de envolvimento no assassinato do torcedor José...
Foto Naiade BianchiGOVBA1
Policiais militares são capacitados para conduzir cães em buscas por pessoas desaparecidas
Policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar da Bahia (PMBA) participaram,...
Isaquias Queiroz
Isaquias Queiroz vence bateria e avança à semifinal do C1 1000m no Mundial de Canoagem
Isaquias Queiroz começou o Mundial de Canoagem Velocidade com o pé direito. Nesta quarta-feira (26),...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026