Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Governo da Bahia garante pagamento de salários e assistência no Hospital Regional Costa do Cacau

Diante da ameaça de greve dos trabalhadores do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, motivada pelo atraso no pagamento de salários sob responsabilidade do Instituto de Gestão Aliança (antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar – IBDAH), organização social que faz a gestão da unidade, o Governo do Estado assumirá o pagamento direto dos salários de novembro e da segunda parcela do 13º salário para os cerca de 1.600 profissionais da unidade, incluindo médicos e multiprofissionais contratados sob regime CLT. O pagamento está previsto para ocorrer até 20 de dezembro.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reforça que não possui qualquer dívida contratual com a organização social e está comprometida em manter os serviços de saúde em pleno funcionamento. Medidas administrativas e legais já foram adotadas diante do descumprimento contratual por parte do Instituto de Gestão Aliança.
Como parte da solução, uma nova organização social assumirá a gestão do hospital após a conclusão do processo licitatório nos próximos dias. A transição ocorrerá na primeira semana de janeiro de 2025, com contrato válido por cinco anos, assegurando a continuidade e o aprimoramento dos serviços prestados à população de Ilhéus e região. A mudança será mediada pela Sesab, com portaria específica publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (17).
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca o esforço do Governo da Bahia para assegurar o pleno funcionamento da unidade de saúde, mesmo diante das dificuldades causadas pela gestão do Instituto de Gestão Aliança. “Temos uma equipe técnica permanente no hospital e um plano de contingência ativo para garantir que nenhum paciente fique sem atendimento. O compromisso do Governo do Estado com a saúde pública é inegociável”, reforça.
O Governo do Estado mantém diálogo aberto com os representantes dos trabalhadores, assegurando a estabilidade dos serviços prestados à população da região sul da Bahia.
Fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

image002
Instituto IJCPM abre vagas para instrutores em diversas áreas de formação
O Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) está com cadastro aberto para instrutores, educadores e...
Geracao_empregos_Salvador__Fotos_Jefferson_Peixoto_e_Lucas_Moura__Secom_PMS-3
Salvador oferece 502 vagas de emprego com salários de até R$ 3,2 mil nesta segunda-feira (19)
O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) disponibiliza 502 vagas de emprego e estágio...
6966e4c7b77d8_WhatsApp Image 2026-01-13 at 21.02
Vitória enfrenta o Porto pelo Campeonato Baiano em busca do primeiro triunfo
Ainda à procura do primeiro triunfo em 2026, o Vitória volta a campo neste domingo (18) para encarar...
_mg_6635
Saiba como gastar menos com o uso do ar-condicionado
Especialista ensina a otimizar o consumo Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil O ar-condicionado...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar