Salvador, 23 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus completa 15 anos como referência no Recôncavo da Bahia

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) completou, no fim de semana, 15 anos como referência para a região do Recôncavo da Bahia. Abrangendo mais de 30 municípios, a unidade presta assistência a uma população em torno de 900 mil habitantes.
Com 150 leitos, incluindo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 21 da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), o hospital registra, em 2024, mais de 64.512 atendimentos médicos e multiprofissionais, 12 mil internamentos, sendo 7.200 cirurgias, e 305.390 exames em especialidades como Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria e Neurocirurgia.
O diretor geral do HRSAJ, Elias Andrade, ressalta os avanços alcançados ao longo dos últimos anos. “Participamos e tivemos destaque no projeto ‘Lean nas Emergências’, do Ministério da Saúde, o qual tem permitido uma gestão ainda mais eficiente dos nossos fluxos”, destacou. “Também tivemos importantes conquistas, como a execução de reformas e melhorias na estrutura e equipamentos do hospital, sempre com o foco em aprimorar o atendimento e proporcionar um ambiente seguro e confortável para os nossos pacientes”, acrescentou.
Parte da filosofia da gestão institucional, a humanização no cuidado prestado faz toda a diferença na vida dos pacientes atendidos na unidade. Moacir dos Santos foi um dos pacientes tocados pela humanização do HRSAJ. A equipe multiprofissional e a Comissão de Humanização prepararam uma surpresa para celebrar o seu aniversário. “Para mim, foi muito importante. Eu estava muito cabisbaixo, pensando em como seria passar meu aniversário internado. Mas, depois da surpresa, foi ótimo. Fui surpreendido com um bolo e o carinho da equipe. Eu só tenho a agradecer. Que a equipe continue sempre assim, porque é a melhor que existe!”, compartilhou.
Nos campos de Ensino e Pesquisa, o HRSAJ realiza parceria com instituições de ensino, com destaque para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e oferta programas de estágio multidisciplinar, de aprimoramento multiprofissional e de residência médica. “Estagiários de diversas áreas, primeiro emprego, internato em medicina e residência médica são exemplos do nosso foco na educação permanente. Com isso temos formado boa parte da nossa equipe de trabalho aqui mesmo no HRSAJ”, destacou o diretor médico Antônio Carlos Neto.

Veja também

banner_agenda_-_1170x700
Veja como foi o domingo (23) dos candidatos a presidente
Primeiro debate presidencial das eleições de 2026 é o destaque do dia Três candidatos à Presidência da...
unnamed (42)
Estilo de vida dos mais jovens impulsiona novas formas de morar em Salvador
Projetos imobiliários exploram conceitos de gentileza urbana e walkability para atender um público conectado...
Wine e Festival da Bicicleta_Ascom Saltur 7
Salvador reúne vinho, música e bicicletas em fim de semana de eventos gratuitos que movimentam a cidade
Salvador encerra neste domingo (23) um fim de semana marcado pela ocupação de diferentes espaços da cidade...
Canpanha_Dulvulgacao Secult
Campanha aquece torcidas da dupla Ba-Vi para jogos de 2027 em Salvador
Salvador deu mais um passo rumo à realização da copa do mundo de futebol feminino de 2027. Em ações voltadas...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026