Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Reconhecimento Facial alcança 12 foragidos nas primeiras 48h de 2025

Doze pessoas com mandados de prisão expedidos foram alcançadas, nas primeiras 48 horas de 2025, após flagrantes das câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia. As capturas aconteceram nas cidades de Salvador, Barreiras, Porto Seguro, Ilhéus e Itabuna.

Dos presos, quatro eram procurados por homicídio, outros cinco por prática de roubo e três possuem dívida de pensão alimentícia.

As duas primeiras capturas aconteceram na capital baiana, no dia 1° de janeiro, durante as festas de celebração de fim de ano. Um procurado por prática de roubo e um homem com mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia acabaram presos.

Em seguida, ainda na capital baiana, a ferramenta emitiu alertas para outros cinco procurados pelas práticas de homicídio e roubo, conduzidos por equipes das 2ª CIPM, 12ª CIPM, 17ª CIPM, 36ª CIPM e Comando de Policiamento Regional (CPRC) Central.

Em Barreiras, Oeste do Estado, e Porto Seguro, Extremo Sul, foram registradas três capturas por débito alimentício. Já em Ilhéus e Itabuna, dois homens com mandados de prisão por homicídio foram capturados.

Reconhecimento Facial

Somente em 2024, a tecnologia alcançou 1.131 procurados. Desde o lançamento da ferramenta, em 2019, foram contabilizadas 2.397 prisões de homens e mulheres procurados pela Justiça.

As câmeras foram implementadas em pontos estratégicos e áreas de grande circulação e pessoas com o objetivo de retirar de circulação pessoas que cometeram crimes.

Além de homicídio e tráfico de entorpecentes, a ferramenta já auxiliou no alcance de pessoas com ordens de captura expedidas por formação e quadrilha, associação criminosa, estupro, crimes contra a mulher, crimes contra o patrimônio, lesão corporal e outros delitos.

Grandes Eventos

As câmeras também são instaladas em Plataformas de Observações Elevadas, caminhões equipado com antenas e central de operação, para serem direcionadas para reforçar o vídeomonitoramento de grandes eventos. Ao longo dos anos, as POEs foram usadas em micaretas, festejos juninos, feiras agropecuárias e outros eventos na capital, RMS e interiorado.

Imagens: Márcia Santana/ ASCOM SSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar