Salvador, 2 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Salvador recebe 1ª Parada Náutica LGBTQIAPN+ do Brasil em fevereiro

Salvador será palco de um evento inédito no Brasil: a primeira parada náutica LGBTQIAPN+ do país, o Gaymar. A iniciativa que celebra a diversidade em alto-mar vai acontecer no dia 9 de fevereiro, com saída a partir da Orla da Ribeira, a bordo de barcos enfeitados, música e muito close na Baía de Todos os Santos, com pausa no delicioso pôr-do-sol de Humaitá. Mais informações no Instagram: @gaymarporelas

As vendas de ingressos para as embarcações serão abertas em breve. A concentração da parada é aberta ao público geral, com DJs em frente ao casarão N.º 301, na Av. Beira Mar.

O evento é uma realização do Instituto por Elas, em parceria com a produtora cultural Graziela Monte Serrat, liderança LGBTQIAPN+ e moradora da Ribeira. O Gaymar conta com o apoio da Associação de Pescadores da Ribeira, que disponibilizará os barcos para a festa.

“A ideia do evento surgiu de uma conversa, da convivência com os pescadores, tentando trazer inclusão para a comunidade. Como moradora do bairro, sempre quis ver nossa comunidade ocupando espaços sendo quem somos. Queremos que todas as pessoas sintam que esse mar também é seu”, diz.

A proposta une a tradição pesqueira do bairro à luta por diversidade e inclusão, gerando renda para a região da Península de Itapagipe e promovendo um momento histórico para a comunidade LGBTQIAPN+.

“Queremos mostrar que Salvador não apenas abraça a diversidade, mas também inova ao criar espaços seguros e festivos para celebrar o orgulho LGBTQIAPN+ em todas as formas. E nada mais simbólico do que ocupar a Baía de Todos os Santos, um dos maiores cartões-postais da cidade, com um evento que navega nas águas do respeito, da liberdade e do amor”, diz Rizzia Fróes, presidente do Instituto Por Elas.

GAYMAR: Primeira parada náutica LGBTQIAPN+ do Brasil

9 de fevereiro de 2025

Salvador, saída da Orla da Ribeira

Concentração: Casarão N.º 301, Av. Beira Mar

Vendas em breve

Veja também

Screenshot_2026-11-01-22-55-48-555_com.android
Palmeiras sai na frente do Vasco na semifinal da Copa do Brasil; Grêmio bate o Galo
Maurício fez o gol da vitória contra a equipe carioca Na primeira metade dos 180 minutos entre Palmeiras...
Screenshot_2026-11-01-22-51-39-552_com.android
Lula garante que programas sociais serão mantidos
Presidente criticou ainda a divulgação de fake news O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva...
com_reacao_incrivel_cruzeiro_bate_corinthians_e_leva_libertadores
Com reação incrível, Cruzeiro bate Corinthians e leva Libertadores Feminina
Vitória veio na disputa de pênaltis com virada do placar Em uma final emocionante, o Cruzeiro derrotou...
unnamed (48)
Quem conta a história de quem já morreu? Almeidas Indicam transforma cemitérios em lugares de memória
Na semana de Finados, trabalho dos jornalistas Léo e Rodrigo Almeida chama atenção para a preservação...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos