Salvador, 24 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Prefeitura de Camaçari firmará acordo emergencial para transporte público

Reunião realizada entre representantes da Prefeitura de Camaçari, da Câmara Municipal e Ministério Público da Bahia (MP-BA) resultou na adoção de medidas emergenciais para o transporte público da cidade. O encontro aconteceu na sede do MP-BA, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.

A reunião foi conduzida pelas promotoras de Justiça Karinny Virgínia Peixoto de Oliveira, coordenadora do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia), Milena Moreschi de Almeida, mediadora pelo Nupia/Compor, e Rita Tourinho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam).

A ação de emergência entrará em vigor em fevereiro, diante do encerramento do serviço ofertado pelas empresas responsáveis atualmente pelo transporte em Camaçari, no dia 15 de fevereiro. Como explica o MP-BA, a data foi acordada em dezembro de 2024, depois de uma negociação conduzida pelo órgão que evitou a suspensão imediata das atividades, garantindo um tempo maior para a busca de alternativas.

A previsão é de que até o dia 29 a prefeitura envie para a Casa Legislativa um projeto de lei para contratação emergencial de novas empresas para assumirem o transporte público local. Durante a reunião, a Câmara Municipal também se comprometeu a formar comissões internas a partir de 27 de janeiro, incluindo Mobilidade Urbana e Transporte, para análise do respectivo projeto. O MP-BA ofertará suporte técnico e jurídico aos vereadores, auxiliando em eventuais dúvidas e reuniões com suas assessorias jurídicas.

Sendo assim, a expectativa é de que a partir de fevereiro 45 veículos passem a rodar na cidade, percorrendo 27 linhas, entre sede e orla. Inicialmente, a operação emergencial deverá atuar por seis meses, podendo se estender por mais seis até que o governo municipal desenvolva estudos técnicos e de demanda mais aprofundados para fazer a concessão do serviço.

O acordo foi costurado com a presença do prefeito Luiz Caetano, 22 vereadores; a secretária de Governo, Ednalva Santana; do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rodrigo Nogueira; titular da Superintendência de Trânsito e Transporte, Edmilson Santos; dos Serviços Públicos, Hindemburgo Telles; e o procurador do município, Carlos Medrado.

“Hoje nós discutimos a agenda de fazer a transição do transporte de Camaçari. Sair dessa crise que está, fazendo uma aprovação pela Câmara, exatamente da possibilidade do subsídio ou fretamento desses ônibus. Nós vamos fazer esse trabalho juntos para que a gente possa melhorar o transporte coletivo da cidade, nós apresentarmos um projeto, um programa do novo transporte coletivo de Camaçari”, destacou Caetano.

Foto: William Rocha

Veja também

Campanha-de-Multivacinao-para-crianas-e-adolescentes-Fotos-Otavio-Santos-SECOM-PMS-2
Salvador supera 4,9 mil crianças e adolescentes vacinados no Dia D de Multivacinação
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador vacinou mais de 4,9 mil crianças e adolescentes durante...
ferry-boat
Ferry boat
A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do Ferry-Boat, informa que o serviço funciona...
Paternidade - Pixabay
Paternidade muda o cérebro masculino
Comemorado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é uma ocasião para destacar a importância da...
image
Agosto Dourado: os desafios e a importância da amamentação
Professora da Afya Salvador explica que acolhimento, orientação e rede de apoio são tão importantes quanto...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026