Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Últimos dias de inscrição para a certificação do Selo Lilás

As empresas interessadas na certificação do Selo Lilás têm até a próxima quarta-feira (12) para se inscrever pelo site: www.selolilas.spm.ba.gov.br. Esta certificação é concedida pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), a empresas, entidades com e sem fins lucrativos e organizações que adotam medidas voltadas à promoção da igualdade de gênero e à valorização das mulheres.
Dentre essas ações estão políticas antidiscriminatórias; promoção da igualdade salarial; incentivo à liderança feminina e ao desenvolvimento profissional; flexibilização de jornadas de trabalho para funcionárias gestantes ou lactantes; prevenção e enfretamento ao assédio e à violência sexual no ambiente de trabalho.
A secretária das Mulheres do Estado a Bahia, Neusa Cadore, falou sobre a importância dessa certificação. “Não queremos apenas números melhores, queremos ambientes mais inclusivos e livres de desigualdades. O Selo Lilás é um convite para que as empresas se juntem à luta por equidade, reconhecendo que essa mudança é essencial para a construção de uma sociedade mais justa”, afirmou.
Para se inscrever, as instituições interessadas devem acessar o site e preencher um formulário e anexar alguns documentos. Além de contribuir para uma sociedade mais justa, as empresas certificadas também colhem benefícios como melhorar os resultados financeiros, atrair e reter talentos femininos qualificados, aumentar os lucros e estimular a inovação.
Na Bahia, 83 empresas já são certificadas com o Selo Lilás, quando da sua primeira edição, em 2024. São empresas de grande, médio e pequeno porte, tais como: Hit Viagens e Turismo Ltda e Instituto de Gestão e Humanização (IGH), de Salvador; a Gerficon Contabilidades SS, de Feira de Santana; SG Tecnologia Clínica Ltda, de Lauro de Freitas; a Bayer, de Camaçari; e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul, em Itabuna.
Sobre o Selo Lilás – O Selo Lilás foi criado com base na Lei Estadual 14.343, de 2021, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 22.173/2023, de 20 de julho de 2023. O Selo surgiu da necessidade do enfretamento das desigualdades de gênero no mundo do trabalho. Para se ter uma ideia, as mulheres recebem 19,4% a menos que homens no mundo do trabalho. Na liderança, a diferença é de 25,2% e apenas 37,4% dos cargos gerenciais são ocupados por mulheres. Quando se fala em mundo do trabalho, as estatísticas também indicam que 80% das mulheres conhecem ou já presenciaram situações de assédio no trabalho.
Saiba mais sobre o Selo Lilás: www.ba.gov.br/mulheres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

55046723069_f9373740d3_c
Bahia atropela o Galícia na Fonte Nova
O Bahia não encontrou dificuldades para golear o Galícia, por 3×0, pela terceira rodada do Baianão....
Michael
Santos avança por contratação de atacante Michael, do Flamengo
O Santos avançou para mais uma contratação para a temporada de 2026. Segundo a ESPN, o clube está com...
Bailinho de Quinta 03
Terraço do Barra recebe Bailinho de Quinta com show aberto ao público neste sábado (17)
Neste sábado (17), o Terraço do Barra recebe show exclusivo do Bailinho de Quinta, a partir das 17h....
Bianca Reis - Luciana Bahia
Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida
O janeiro branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014, que busca chamar a atenção para o tema da...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar