Salvador, 24 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Fundação Hemoba lança Axé que Salva Vidas com Tonho Matéria

Salva Vidas, que busca reforçar o estoque de sangue para o período do carnaval e mobilizar os doadores antes da folia. Serão publicados nas redes sociais da Fundação vários vídeos convidando a população baiana a doar sangue com a participação de vários artistas que fazem parte da história do axé music, como Tonho Matéria, Carla Visi, Beto Jamaica, Marinez, Durval Lelys, Jorge Zárath, Lazzo, Sarajane e Tuca Fernandes.

Na próxima terça-feira (25), a partir das 11h, a sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, acontece o lançamento da ação, que contará com a presença do cantor, compositor e mestre de capoeira Tonho Matéria, que compôs o jingle “Axé que salva vidas” para a ação, e do Rei Momo eleito neste ano para o carnaval de Salvador. O artista tem mais 400 canções, como “Se Me Chamar Eu Vou”, “Dia dos Namorados”, “Joga o Laço” e “Rebola”.

No período pré-carnaval, há uma queda nas doações de sangue devido às férias, viagens e festividades, enquanto a demanda por hemocomponentes nas unidades hospitalares do estado permanece elevada. Com a celebração dos 40 anos da axé music neste carnaval, a Hemoba e os artistas desejam mostrar que o ritmo que movimenta multidões também pode mobilizar para a solidariedade com o objetivo de salvar vidas.

Durante o lançamento, a imprensa será informada das necessidades e condições de bolsas para atender a demanda durante os dias da folia baiana, quem poderá doar, onde doar, e como vai funcionar o atendimento carnavalesco.

Veja também

morto
Jovem de 19 anos morre após fugir de ataque de torcida organizada
Um jovem de 19 anos morreu após ser baleado neste domingo (23), em Salvador. O corpo da vítima foi localizado...
baxvi
MP-BA divulga nota condenando atos de violência em clássico Ba-Vi
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma nota na manhã desta segunda-feira (24), condenando os...
CBF
CBF visita Bangladesh e negocia amistoso da Seleção Brasileira em outubro, diz jornal
A passagem da Seleção Brasileira pela Ásia em outubro pode ganhar mais um destino. Uma delegação da CBF...
luz
Itapuã, Pituba e outros 44 bairros terão desligamentos de energia programados nesta semana
Cerca de 46 bairros de Salvador serão afetados por interrupções na rede elétrica até o dia 1° de setembro....

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026