Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

ParaPraia finaliza 10ª temporada com recorde e banhistas

Fotos / Iracema Chequer

O ParaPraia encerra a 10ª edição com média de 200 banhos assistidos nos finais de semana de fevereiro, na praia da Bacia das Moças, em Ondina. O projeto comemorou uma década como o principal lazer para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, em Salvador. Além de seus frequentadores assíduos, o ParaPraia recebe pessoas que há anos não iam à praia e muitos que se emocionaram ao entrar no mar pela primeira vez.

Nos sábados e domingos, no início de fevereiro, o ParaPraia promoveu o banho de mar assistido com total conforto e segurança. Desde a chegada até após o banho, os usuários contaram com a assistência de voluntários da área de saúde da Unifacs e da sociedade civil.

“Uma edição cheia de emoção e solidariedade! Encerramos ontem – com chave de ouro, 753 banhos assistidos e muitos momentos felizes na comemoração dos dez anos do Projeto ParaPraia. É sempre transformador participar disso tudo e a comunidade acadêmica da UNIFACS agradece mais uma vez o privilégio desta parceria”, comenta Fabiane Fontoura, professora da Unifacs e coordenadora do ParaPraia.

Considerado o espaço oficial do evento, há 10 anos Ondina conta com total infraestrutura para receber os banhistas. A praia é adaptada, com cadeiras anfíbias flutuantes e acessórios para banhos, espaços para atividades recreativas, banheiros especiais, tendas e pistas de acesso à praia.

Nesta 10ª edição, o projeto contou com parceira a Unifacs, renomada entidade de ensino superior de Salvador. A universidade será responsável pela coordenação dos voluntários, contando com a participação de professores e alunos dos cursos de fisioterapia, medicina, educação física, enfermagem e psicologia, entre outros.

Com quase 800 inscritos para atuar como voluntário, cerca de 300 foram selecionados e treinados pelos profissionais da Unifacs. Além de alunos e funcionários da área de saúde da universidade, o projeto conta com apoio de voluntários da sociedade civil.

O ParaPraia 2025 é patrocinado pela Unifacs e pela Prefeitura de Salvador, através do programa Viva Esporte. Conta com o apoio do Salvamar, Guarda Municipal e Bombeiros Militares da Bahia.

Antes do ParaPraia, o banho de mar, lazer preferido pelos baianos no Verão, sempre foi um desafio para os deficientes físicos, que enfrentavam dificuldades de acesso à praia. A cada realização, o projeto consolida a proposta de ampliar este tipo de diversão na alta temporada, realizando o sonho de muitas pessoas de frequentar a praia e entrar no mar. A expectativa dos organizadores é que este ano o projeto receba em média 60 pessoas por dia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar