Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Campanha Criança Não é Mão de Obra realiza quase 6 mil abordagens contra trabalho infantil no Carnaval de Salvador

A campanha ‘Criança Não é Mão de Obra’, realizada pela Prefeitura de Salvador, realizou 5.997 abordagens ao longo dos seis dias de Carnaval para identificar casos de trabalho infantil, trabalho indecente e menores em condições de vulnerabilidade. Como resultado, 175 crianças e jovens foram encaminhados para o programa Salvador Acolhe, que atende filhos de ambulantes, e outras 125 foram encaminhadas para a rede de assistência social do município como Cras, Creas e Conselho Tutelar.

 

A campanha contou com equipes multidisciplinares da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), formadas por por psicólogos, pedagogos, assistentes e educadores sociais, que percorreram os três circuitos oficiais do Carnaval e bairros da cidade onde a festa também ocorria. Foram identificadas 108 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e outros 584 em situação de vulnerabilidade.

 

A iniciativa teve quatro stands espalhados pelos principais circuitos (Campo Grande, Piedade, Barra e Ondina), além de alcançar também seis bairros (Cajazeiras, Pau da Lima, Nordeste de Amaralina, Liberdade, Itapuã e Periperi). As equipes realizaram a sensibilização de ambulantes e catadores de materiais recicláveis sobre as consequências da exposição de crianças e adolescentes ao trabalho infantil, que comprometem o desenvolvimento físico, mental e emocional.

 

Catafolia – Pelo quarto ano seguido, a Prefeitura promoveu Espaços de Apoio para Catadores de Material Reciclável e Reutilizável durante o Carnaval. Os locais ofereceram três refeições diárias – café da manhã, almoço e lanches intercalados. Além disso, os catadores tiveram acesso a serviços essenciais como sanitário, atendimento médico e outros recursos voltados para o autocuidado, proporcionando maior conforto e segurança para os trabalhadores durante o período carnavalesco.

 

Os espaços atenderam 3.662 catadores e distribuíram 9.854 refeições gratuitas. Em 2025, foram duas bases do Catafolia: uma no CAS Wilson Lins, em Ondina, e outra na Escola Municipal Permínio Leite, no bairro Dois de Julho.

 

Camarotes Acessíveis – Espaços já consolidados no Carnaval, os Camarotes Acessíveis foram montados no Campo Grande, Piedade e Ondina para promover inclusão, conforto, acessibilidade, segurança e uma vista privilegiada aos idosos e pessoas com deficiência. A folia nos bairros também foi contemplada, com estruturas montadas em Cajazeiras e Periperi.

 

Em Ondina, o espaço recebeu 904 pessoas, sendo 401 idosos e 105 PCD’s; na Piedade, foram 946 pessoas, sendo 594 PCD’s; e no Campo Grande foram 1.030 pessoas, sendo 773 idosos. Em Cajazeiras, o camarote recebeu 78 foliões, e em Periperi, 37.

Abordagem Social – Já o Serviço Especializado em Abordagem Social para atendimento à população em situação de rua, que estivesse atuando ou não como catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis ou ambulantes, manteve sete roteiros espalhados pela cidade, atendendo não só aos circuitos do Centro, como também no Carnaval dos Bairros, além do Plantão Social Fixo, localizado na sede da Secretaria, no Comércio. Foram realizadas 957 abordagens sociais e 119 cadastros foram realizados. Foram atendidas 887 pessoas em situação de rua e 155 foram encaminhadas para a rede de assistência municipal.

Fotos: Camile Barreto / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar