Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Sedur registra redução de cerca de 70% de apreensões de bebidas irregulares durante Carnaval de Salvador 2025

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) registrou redução de 68,7% de apreensões de bebidas irregulares em estabelecimentos comerciais, durante o Carnaval de Salvador 2025. Nos sete dias de folia, o órgão apreendeu 2.473 bebidas. Já em 2024, esse número chegou a 7.878. Entre os itens apreendidos estão cervejas, refrigerantes e bebidas destiladas que não estavam relacionadas aos patrocinadores oficiais do Carnaval e também armazenadas em garrafas de vidro.

O secretário da Sedur, João Xavier, ressaltou a importância do trabalho preventivo realizado pela fiscalização nas operações do pré-Carnaval. “Antes do Carnaval fazemos um trabalho de conscientização notificando os comerciantes sobre quais marcas podem ser comercializadas e, durante a festa, atuamos com uma fiscalização ostensiva. Essa redução de apreensão é fruto desse trabalho incansável das nossas equipes”, afirma.

Demais itens – Durante a folia, o órgão apreendeu 10.879 peças de publicidade irregulares, como copos, viseiras e blimps. Já em 2024, esse número chegou a 11.818. A secretaria realizou mais de 1.700 vistorias nos circuitos oficiais do em estabelecimentos comerciais, depósitos, balcões, estruturas como praticáveis, camarotes, palcos e marquises. Além disso, foram emitidas 583 notificações, entre as quais recomendações para que os trios não utilizem as serpentinas, para que atividades comerciais sem licença não sejam exercidas e a proibição de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e venda em garrafas de vidro.

A Sedur promoveu uma série de monitoramentos sonoros durante o Carnaval 2025, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas de saúde e segurança auditiva. Foram realizados 631 monitoramentos sonoros em camarotes, trios elétricos e palcos, e 119 atividades sonoras foram encerradas.

O órgão intensificou também a fiscalização nos carnavais dos bairros e em locais como o Santo Antônio Além do Carmo, garantindo que as folias fora do circuito sigam as normas estabelecidas pelo decreto municipal.

Operação pré-carnaval – Desde o mês de janeiro, as equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) atuaram de forma preventiva para manter o ordenamento e segurança no Carnaval de Salvador. O órgão realizou mais de 1.200 notificações nos circuitos Dodô (Barra/ Ondina) e Osmar (Campo Grande).

Os agentes realizam um trabalho de conscientização, orientando os comerciantes sobre as proibições da venda de produtos em garrafa de vidro e também sobre a exibição de publicidade comercial de marcas que não são as patrocinadoras oficiais do Carnaval de Salvador.Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar