Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Jerônimo Rodrigues e Rui Costa anunciam acordo para construção do novo Hospital Regional de Paulo Afonso

Cumprindo agenda institucional em Brasília, nesta segunda-feira (10), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com os ministros da Casa Civil, Rui Costa; e da saúde, Alexandre Padilha; para discutir detalhes que envolvem a construção do Hospital Regional de Paulo Afonso. Resultado da articulação entre o Governo do Estado e o Governo Federal para garantir investimentos estruturantes na área da saúde na Bahia, o projeto representa um avanço significativo para o atendimento hospitalar em Paulo Afonso e região.
Vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a unidade contará com investimentos de R$134 milhões para atender a 22 municípios da região de Paulo Afonso. Durante a reunião, foi encaminhado um Acordo de Cooperação Técnica que definirá as responsabilidades do Governo Federal, da Prefeitura e das demais instituições envolvidas na execução do projeto.
De acordo com o governador, a nova unidade será um equipamento fundamental para fortalecer a rede de saúde da Bahia. “A construção desse hospital é uma grande conquista para Paulo Afonso e toda a Bahia. Estamos unindo esforços com o Governo Federal para entregar um equipamento moderno e eficiente, que vai fortalecer o atendimento na região”, afirmou Jerônimo, que estava acompanhado dos secretários estaduais da saúde, Roberta Santana, e de relações institucionais, Adolpho Loyola.
“Com isso, vamos resolver definitivamente a construção do novo Hospital Regional de Paulo Afonso. O hospital será construído pelo Governo do Estado e, depois de pronto, quem vai assumir e fazer a gestão é a Univasf. Portanto, Paulo Afonso ganhará um novo hospital, e logo, logo, estarei com Jerônimo em Paulo Afonso para dar a ordem de serviço e iniciar essa importante obra”, afirmou o ministro Rui Costa.
Jeronimo Rodrigues assinalou que a obra terá 18 meses de duração. A secretária Roberta Santana acrescentou que serão 165 leitos, divididos entre hospital geral e maternidade. “Nós teremos lá 30 leitos de UTI, 20 leitos adultos, 10 leitos de UTI neonatal. Teremos ainda seis salas cirúrgicas, sendo duas obstétricas e quatro para cirurgia geral”.
Também participaram do encontro o prefeito de Paulo Afonso, Mário Galinho, além de representantes da Eletrobrás e da Ebserh.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar