Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Operação resgata 25 pessoas em situação análoga à escravidão no AM

Uma operação conjunta coordenada pela Polícia Federal (PF) resultou no resgate de 25 trabalhadores submetidos a condições semelhantes à escravidão, incluindo três adolescentes. Batizada de Operação Xapiri, a ação ocorreu entre os dias 10 e 14 de março, na região de Borba (AM), cerca de 200 quilômetros ao sul de Manaus.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a fiscalização foi deflagrada para combater o garimpo ilegal no Rio Madeira e a atuação de organizações criminosas, coibir eventuais crimes ambientais e assegurar os direitos dos trabalhadores.

A PF informa que a investigação teve início após conflitos entre garimpeiros e indígenas, “o que levou a indícios de que a população local estaria sendo cooptada por facções para atuar no garimpo ilegal na região”. Instrumentos e maquinários apreendidos foram destruídos, incluindo 23 dragas e várias embarcações.

Além de agentes da PF e de auditores-fiscais do ministério, a operação contou com o apoio de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Polícia Ambiental Militar.

Agora, o MPT tentará identificar os responsáveis por submeter o grupo de trabalhadores a condições análogas à escravidão para responsabilizar os envolvidos. “Um dos principais objetivos é identificar as lideranças, os proprietários de dragas e as áreas dragáveis utilizadas na atividade ilegal para responsabilizar os envolvidos e desmantelar financeiramente a organização criminosa que se instalou na região”, informou a PF, em nota.

Os trabalhadores resgatados receberão seguro-desemprego e serão encaminhados para a rede de assistência social.

Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar