Salvador, 26 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Polícia de Buenos Aires descreve casa de Maradona no dia da morte: “Um chiqueiro”

A Polícia de Buenos Aires revelou detalhes sobre as condições da residência de Diego Maradona no dia de sua morte, ocorrida em 25 de novembro de 2020. Durante depoimento nesta terça-feira (18), no julgamento que investiga a responsabilidade da equipe médica pelo falecimento do ex-jogador, o policial Lucas Farías afirmou que não havia suprimentos médicos no quarto onde Maradona foi encontrado.”Um chiqueiro”, disse.

 

“Não vi nenhum suprimento médico no quarto. O que mais me chamou a atenção foi a posição de Maradona de costas e seu abdômen extremamente inchado, como se estivesse prestes a explodir”, declarou Farías.

 

O julgamento teve início em 11 de março e tem sete profissionais da saúde no banco dos réus, incluindo o neurocirurgião e ex-médico particular de Maradona, Leopoldo Luque, e a psiquiatra Agustina Cosachov. Além deles, o psicólogo Carlos Díaz, a médica coordenadora Nancy Forlini, o coordenador de enfermagem Mariano Perroni, o médico clínico Pedro Di Spagna e o enfermeiro Ricardo Almirón também respondem pelo crime de homicídio simples com dolo eventual e falsidade ideológica.

 

A enfermeira Dahiana Madrid, que também era ré no processo, será julgada separadamente após solicitação da defesa.

 

POSSÍVEL PENA
A denúncia aponta que os acusados “violaram seus deveres ao colaborar com uma série de fatores e circunstâncias que aumentaram todos os riscos à saúde de Maradona”, o que, segundo os promotores, “causou um resultado fatal que poderia ter sido evitado”, conforme publicado pelo jornal argentino Clarín.

 

Uma junta médica que analisou o caso concluiu que o atendimento prestado ao ex-jogador foi “inadequado, deficiente e temerário”. A família de Maradona também acusa os profissionais de “negligência grave e deliberada”.

 

O julgamento conta com 120 testemunhas e deve seguir até julho de 2025. Se condenados, os réus podem pegar penas que variam de oito a 25 anos de prisão.

Bahia Notícias

Veja também

Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026