Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Programação da FPC em homenagem ao aniversário de Salvador conta com exposições que valorizam a identidade cultural e histórica da cidade

No mês de março, a Diretoria de Bibliotecas da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), apresenta programação referente aos 476 anos de Salvador, destacando-se por sua rica referência histórica e cultural, além de sua transformação urbana.
Fundada em 1549, a cidade de Salvador foi planejada para ser uma fortaleza estratégica e se tornou o centro urbano da colonização portuguesa na América, e também palco para uma identidade singular, pelos seus encontros de culturas indígenas, africanas e europeias.
“As bibliotecas públicas estaduais, enquanto equipamentos culturais abordam em sua programação temáticas que envolvem a história de Salvador, com objetivo de cumprir  seu papel social, trazendo pertencimento aos leitores sobre a cidade na qual as bibliotecas atuam, por isso em celebração ao aniversário da cidade iremos realizar exposições, aulão nas bibliotecas e rodas de conversas que retratem essa memória da cidade.” aborda Tamires Neves, diretora do Sistema de Bibliotecas Públicas da Bahia.
De suas raízes históricas até a forte cultura atual, Salvador mantém viva uma herança de resistência, diversidade e criatividade. Este é um convite para conhecer a cidade em todas as suas camadas, valorizando tanto seu passado quanto o seu presente.
Exposição A Cidade pelo Avesso
A programação inicia com “A Cidade pelo Avesso”, que acontecerá na Biblioteca Juracy Magalhães Jr – Salvador dos dias 11 (terça-feira) a 31 de março (segunda-feira). Uma exposição de obras visuais que apuram as favelas de Salvador como lugar de resistência cultural, destacando as vozes silenciadas e suas formas de recriação do espaço urbano. Além disso, o evento exibirá um documentário sobre manifestações artísticas e simbólicas que moldam a cidade invisível, denunciando adversidades e exaltando a resiliência periférica.
Adinelson Filho, Caique Sapho, Izabel Andion, Leo Furtado, Livia Passos, Luzimar Azevedo, Margarita Arize, Yara Guedes, Tarciso Albuquerque, André Fernandes, Diego Trindade (Brasil), Amalfy Noriega, Leticia Izrego (Espanha), Jorge Aguire Javier, Samuel Dávila (México) são os artistas com obras presentes na exposição.
Exposição Salvador de Outrora – Olhares sobre Salvador: Da Fundação aos Dias Atuais
Adjunto “A Cidade pelo Avesso”, a exposição “Salvador de Outrora – Olhares sobre Salvador” acontece dos dias 24 de março (segunda-feira) à 25 de abril (sexta-feira) na Biblioteca Anísio Teixeira, com o intuito de mostrar um olhar histórico e fotográfico da cidade de Salvador, de 1549 até o cotidiano atual de seus bairros que compõem sua identidade única e rica culturalmente.
A exibição relembra esses momentos fundamentais e apresenta o trabalho de diversos fotógrafos contemporâneos que registram a beleza de múltiplos lugares da cidade e sua comunidade.
Aulão nas Bibliotecas: A história da Fundação da Cidade do Salvador como você nunca viu!
Referente a exposição “Salvador de Outrora – Olhares sobre Salvador”, o Aulão nas Bibliotecas trará uma abordagem dinâmica sobre a fundação da cidade de Salvador, assim conectando história e contemporaneidade, propondo uma nova perspectiva da cidade e sua identidade cultural. A aula contará com os professores de história, Celuta Villas Boas e Carlos de Carvalho.
“Buscamos enaltecer a importância histórica da cidade de Salvador não só para o Brasil, mas também para o mundo. Através da análise de questões geográficas, econômicas, políticas e socioculturais, relacionadas a fundação da cidade de Salvador.  Neste sentido, a roda de conversa busca uma interação entre os mediadores e o público estudantil do Colégio Ypiranga, por meio de metodologias ativas que tornam os participantes como protagonistas do conhecimento.” comenta o professor Carlos de Carvalho, um dos convidados do Aulão nas Bibliotecas.
Toda a programação é aberta ao público
SERVIÇO
O quê: Exposição A Cidade pelo Avesso
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Espaço Caramuru) (R. Borges dos Reis, S/N – Rio Vermelho, Salvador) 
Quando: 11 a 31 de março
Segunda a Sexta-feira, de 08h às 17h / Sábado, de 08h às 12h
O quê: Exposição Salvador de Outrora – Olhares sobre Salvador: da fundação aos dias atuais
Onde: Biblioteca Anísio Teixeira (Auditório) (Avenida Sete de Setembro, 105 – Dois de Julho, Salvador)
Quando: 24 de março a 25 de abril
Segunda a Sexta-feira, de 08h às 17h / Sábado, de 08h às 12h
O quê: Aulão nas Bibliotecas: A história da Fundação da Cidade do Salvador como você nunca viu!
Onde: Biblioteca Anísio Teixeira (Auditório) (Avenida Sete de Setembro, 105 – Dois de Julho, Salvador)
Quando: 27 de março (quinta-feira) às 8h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar