Há 90 anos, os primeiros atendimentos realizados por Irmã Dulce à comunidade pobre de Alagados, no bairro Itapagipe, em Salvador, se tornaram a base de uma história que transformou a Bahia e inspirou o mundo. Essa e outras histórias estão contadas no livro “Santa Dulce dos Pobres: a primeira santa brasileira e sua obra viva” que foi lançado na última quarta-feira (9), na capital baiana. A Neoenergia Coelba está presente em momentos importantes da instituição com investimentos que superam R$ 8 milhões, que foram direcionados para a instalação das usinas solares para geração e das baterias para armazenamento energia.
Do pequeno posto de enfermagem do Itapagipe às atuais Obras Sociais Irmã Dulce, muitas pessoas e empresas se uniram para que a missão da primeira santa baiana não perecesse diante das dificuldades. Ao longo dos 65 anos de história, a Neoenergia Coelba se tornou uma parceira da instituição destinando doações e desenvolvendo importantes projetos.
“As histórias das Obras Sociais Irmã Dulce e da Neoenergia Coelba se cruzaram em diversos momentos das últimas décadas. Nos unimos em prol da melhoria da qualidade de vida do cidadão baiano, do desenvolvimento social e da inclusão. Através do nosso Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel, viabilizamos o desenvolvimento de inúmeras ações que beneficiam diretamente os prédios das OSID, em Salvador, que promovem bem-estar às crianças do Centro Educacional, aos colaboradores e pacientes do Hospital Santo Antônio e posiciona a Neoenergia Coelba como uma das maiores empresas parceiras da instituição”, destaca Ana Christina Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba.
Desde 2010, a Neoenergia Coelba tem se aproximado ainda mais das Obras Sociais e desenvolvido ações de eficientização energética de prédios. A distribuidora procedeu com a substituição de chuveiros elétricos do Hospital Santo Antônio, que passou a utilizar sistemas de aquecimento de água por energia solar.
Nos anos seguintes, deu início à troca de 6 mil lâmpadas ineficientes por LED no Centro Educacional Santo Antônio (CESA) e no Hospital Santo Antônio. Também no hospital, a distribuidora instalou um moderno sistema de climatização com a tecnologia CAG que utiliza água gelada para controlar a temperatura do ambiente. O CESA também recebeu uma usina solar de 193,32kWP.
Geração e armazenamento de energia
Em novembro do ano passado, as Obras Sociais Irmã Dulce foram contempladas com a instalação de novos sistemas de geração solar e armazenamento de energia. Os equipamentos, instalados no Hospital Santo Antônio, em Salvador, foram doados pela Neoenergia Coelba a partir de um investimento superior a R$ 6,5 milhões viabilizados pelo Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A usina solar fotovoltaica de 800 kWp tem capacidade de suprir 15% do consumo diário do hospital e o moderno sistema de armazenamento poderá deslocar cerca de 1.800 kWh/dia do consumo no horário de pico, reduzindo significativamente os custos com energia no período de maior tarifa, das 18h às 21h.
Conta do Bem
Em 2022, a instituição aderiu ao Projeto Conta do Bem, da Neoenergia Coelba. Ele permite que o cliente da distribuidora realize doações mensais às OSID através da conta de energia. Para quem deseja se tornar doador, basta entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Doador (CRD) da entidade, através do telefone (71) 3316-8899, e fornecer o número da conta contrato de sua residência. As doações serão inseridas nas faturas, sinalizando o valor que o cliente se dispôs a doar mensalmente.