Salvador, 27 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Páscoa com sabor e economia: gastrólogo ensina receitas práticas para fazer em casa

Com a chegada da Páscoa, muitas famílias já começam a pensar nas receitas que vão marcar o momento, mesmo que a celebração deste ano aconteça de forma mais intimista. Para ajudar quem deseja preparar algo especial em casa, o gastrólogo Dalmo Moura, professor da Faculdade Ages, reuniu duas sugestões simples, saborosas e perfeitas para a data: brigadeirão de chocolate cremoso e bolo de cenoura com cobertura de chocolate.
Diante do aumento no preço do cacau, provocado por fatores climáticos em grandes países produtores como Costa do Marfim e Gana, o professor propõe receitas que utilizam menos chocolate, sem renunciar ao sabor. As opções são acessíveis, econômicas e agradam toda a família.
 “Sabemos que esse dia é normalmente passado em família, por isso, separei duas receitas com ingredientes simples e preparo acessível — uma ótima opção para quem quer celebrar com sabor e afeto, junto com a família e amigos”, afirma o professor.
Bolo de cenoura com cobertura de chocolate
 Ingredientes
Massa:
• 3 ovos
• 160 ml de óleo
• 280 g de cenoura
• 260 g de farinha de trigo
• 350 g de açúcar
• 12 g de fermento em pó
 Cobertura:
• 400 ml de leite integral
• 100 g de chocolate em pó 50%
• 40 g de açúcar
• 10 g de amido de milho
 Modo de Preparo:
Massa:
1. Corte as cenouras em rodelas e bata no liquidificador com o óleo, os ovos e o açúcar. Transfira para uma tigela.
2. Peneire a farinha com o fermento e misture ao creme de cenoura até obter uma massa homogênea.
3. Despeje a massa em uma assadeira com furo central, previamente untada e enfarinhada.
4. Asse em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.
Cobertura:
1. Em uma panela, misture o leite, o chocolate em pó, o açúcar e o amido (peneirados).
2. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar.
3. Desenforme o bolo já assado e despeje a cobertura por cima.
Brigadeirão De Chocolate Cremoso
Ingredientes:
• 395g de leite condensado
• 2 ovos médios (100g)
• 3 gemas médias (60g)
• 200ml de leite integral
• 200g de creme de leite UHT (% 17)
• 100g de chocolate 70% (derretido)
• 5g de manteiga
• 10g de açúcar
• 100g de confeitos de chocolate
 Modo de preparo:
1. No liquidificador, bata o leite condensado, os ovos, as gemas, o leite, o creme de leite e o chocolate derretido até obter uma mistura homogênea. Reservar.
2. Unte uma forma com furo central (18 cm) usando manteiga e polvilhe açúcar por toda a superfície. Retire o excesso.
3. Despeje a mistura na forma e cubra com papel alumínio.
4. Coloque a forma dentro de uma assadeira maior e adicione água quente até a metade da altura da forma (banho-maria).
5. Leve ao forno pré-aquecido a 160°C por cerca de 1h20min. Verifique após 50 minutos para ajustar o tempo conforme necessário. O brigadeirão estará pronto quando estiver firme, mas ainda ligeiramente balançando no centro.
6. Após assar, leve à geladeira por pelo menos 6 horas para firmar.
Finalização:
Desenforme cuidadosamente em um prato, decore com os confeitos de chocolate (chocolate granulado) e sirva.
Dica: Não asse além do necessário para garantir que o brigadeirão fique cremoso!

Veja também

pdce_foto_Sedrik_Logan
Escolas municipais de Castelo Branco, Calçada e Nazaré recebem programa da Defesa Civil nesta semana
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) encerra o mês de julho com uma intensa programação do Programa Defesa...
morto
Lauro de Freitas: motorista de aplicativo é morto em frente ao Hospital Metropolitano
Um motociclista de aplicativo foi morto a tiros após realizar uma corrida com destino ao Hospital Metropolitano,...
unnamed
Aluna do Colégio Villa Global Education tem livro selecionado pela Fundação Pedro Calmon
Reconhecimento da jovem escritora reforça a importância do incentivo à autoria desde a infância e leva...
Lula e Flávio
Lula empata com Flávio Bolsonaro no 2° turno, BTG/Nexus
Pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (27) aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026