Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Carreta com exames de mamografia chega a Barra do Jacuípe na segunda

A ação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama do Governo do Estado, chega à Barra do Jacuípe, na orla de Camaçari, na próxima segunda-feira (14). A carreta estará estacionada embaixo da passarela que dá acesso à localidade, com a realização de exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos. A iniciativa, promovida através da parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), visa à prevenção, detecção precoce e tratamento da doença.

A primeira etapa da ação teve início no dia 7 e segue até este sábado (12), na Praça Lucia Eugênia Borges da Silva “Drª Eugênia”, conhecida popularmente como Praça da Simpatia, na sede do município. Já em Barra do Jacuípe, o atendimento acontecerá nos dias 14, 15, 16, 17, 22, 23, 24, 25 e 26 de abril, das 8h às 15h. Cada dia contará com a realização de 140 exames, sendo 70 pela manhã e 70 à tarde. A carreta possui plataforma elevatória, visando garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência ou com outras condições que afetem a mobilidade.

Para fazer o exame de mamografia, é necessário que a paciente tenha feito o agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou de Saúde da Família (USF), que deve ser feito com a apresentação do cartão do SUS, comprovante de residência e um documento de identificação.

No dia da realização do exame, a paciente deve levar, além dos documentos, a requisição médica para que o procedimento seja efetivamente realizado e, caso tenha, última mamografia realizada anteriormente.

O Programa de Rastreamento do Câncer de Mama tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres ao exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma medida importante para o diagnóstico precoce da doença, o quê é fundamental para um tratamento mais eficaz, aumentando as chances de cura e reduzindo os impactos.

Foto: Everaldo Paixão

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige