Salvador, 26 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Turismo gera 10,3% dos empregos formais na Bahia

As atividades turísticas geraram mais de 2 mil novos empregos formais na Bahia, em fevereiro deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho. O número representa 10,3% do total de 20,1 mil vagas com carteira assinada criadas no período, em todo o estado. Quando analisado somente o setor de serviços, o turismo foi responsável por 18% dos novos postos de trabalho.
Em 2020, como reflexo da crise sanitária, a Bahia perdeu 19 mil empregos formais no turismo. De janeiro de 2021 a fevereiro de 2025, foram criadas 39 mil vagas com carteira assinada, no estado, em atividades da indústria de viagens.
“Essa conquista é resultado do esforço do Governo do Estado, que tem no turismo uma das prioridades para a geração de emprego e renda. São investimentos em promoção dos destinos, na qualificação e capacitação profissional e empresarial, em infraestrutura e diversificação da oferta de experiências. Essas ações colocaram a Bahia na liderança do turismo nacional”, comemora o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar.
“Esses dados animam todo o setor produtivo, principalmente, o Sistema Comércio, que, através do Senac, contribuiu na capacitação da força de trabalho utilizada em atividades turísticas”, declarou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA), Kelsor Fernandes.
Para o presidente da União Geral dos Trabalhadores do Estado da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, “o crescimento na geração de empregos formais no turismo se dá pelos investimentos públicos e privados no setor. Não é surpresa que o Governo da Bahia tem feito o melhor para transformar nossas belas cidades em polos turísticos favoráveis aos investimentos sustentáveis, fortalecendo a economia e gerando mais renda para a população baiana”.
Recém-contratado como diretor de Emissivo da Operadora Itaparica Tour, Marcos Almeida associa a nova oportunidade ao bom momento que vive o turismo da Bahia. “O trabalho que o governo vem desenvolvendo só agrega, com os novos mercados que estão sendo abertos nas 13 zonas turísticas do estado. A cada dia, os destinos estão mais aparelhados, para que a gente ofereça um serviço de excelência ao visitante”.

Foto: Tatiana Azeviche/Setur-BA

Veja também

unnamed
Breno Lopes valoriza vitória do Coritiba sobre o Corinthians e destaca força do Coxa no Brasileirão
O Coritiba conquistou mais uma importante vitória no Campeonato Brasileiro. Jogando diante da torcida,...
crime
Justiça determina prisão preventiva de grupo suspeito de envolvimento na morte de torcedor antes do Ba-Vi
Os seis homens presos no último domingo (23), suspeitos de envolvimento no assassinato do torcedor José...
Foto Naiade BianchiGOVBA1
Policiais militares são capacitados para conduzir cães em buscas por pessoas desaparecidas
Policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar da Bahia (PMBA) participaram,...
Isaquias Queiroz
Isaquias Queiroz vence bateria e avança à semifinal do C1 1000m no Mundial de Canoagem
Isaquias Queiroz começou o Mundial de Canoagem Velocidade com o pé direito. Nesta quarta-feira (26),...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026