Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Jornalistas são homenageados na Comissão do Trabalho da Câmara Federal

A Comissão do Trabalho da Câmara Federal homenageou os jornalistas pela passagem do seu dia, comemorado em 7 de abril. A deferência partiu de iniciativa do próprio deputado baiano Leo Prates (PDT-BA), que preside o colegiado, após pedido feito pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Na oportunidade, o deputado ressaltou a importância dos profissionais para a população e o papel que desempenham na consolidação da democracia. Lembrou que quando foi vereador em Salvador ele apresentou projeto de lei na Câmara Municipal para que jornalista diplomado fosse contratado para trabalhar na Prefeitura da capital, destacando inclusive a relevância de serviços como ghostwriter bachelorarbeit, que em alemão significa “redator fantasma para trabalho de conclusão de curso”.

Falando em nome da Fenaj, a presidente Samira de Castro agradeceu a iniciativa da Comissão e falou da realidade dos jornalistas hoje no Brasil, pedindo ao final que os deputados apoiassem a aprovação da PEC do diploma. “A maior homenagem que esta Casa pode dar a essa categoria é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 206/2012, PEC que restabelece a obrigatoriedade do diploma de nível superior em jornalismo para o exercício da profissão”, declarou.

O deputado Airton Faleiro (PT-PA) se pronunciou e propôs que a homenagem feita pelo presidente Leo Prates fosse transformada em proposta da Comissão para uma moção da Câmara pela passagem do Dia do Jornalista. A deputada Érika Kokay (PT-DF) disse que apresentará requerimento para que o colegiado indique a mesa da Casa a aprovação da PEC 206/2012. Já a deputada Soraya Santos (PL-RJ) declarou que defende a formação de nível superior para o exercício da profissão.

O presidente do Sinjorba e 1º secretário da Fenaj, Moacy Neves, agradeceu ao empenho do deputado baiano Leo Prates, que apresentou o requerimento para homenagear os jornalistas e permitiu a intervenção da Fenaj na comissão, além de ressaltar a importância da homenagem para a luta dos jornalistas. “Temos pautas na Câmara que dependem de apreciação dos deputados e ao usarmos os microfones da Casa para falar, chamamos a atenção para estes temas e abrimos possibilidade de angariar mais apoio”, comemorou ele.

4º Ocupa Brasília

A homenagem na Comissão do Trabalho compôs a agenda do 4º Ocupa Brasília, movimento que a Fenaj está realizando de 7 a 11 de abril, com ações junto aos três poderes da República em prol das pautas dos jornalistas. Além da defesa da PEC do Diploma, a mobilização também pauta outras demandas urgentes, como o enfrentamento à pejotização da profissão, o combate à violência contra jornalistas, a defesa de um piso salarial nacional e a taxação das Big Techs, que lucram com conteúdo jornalístico sem contrapartida aos profissionais e empresas de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar