Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

SPM leva ações sobre prevenção, empoderamento e cuidado durante a 14ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, em Salvador

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) realizará uma série de atividades durante a 14ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, desta sexta-feira (25) até domingo (27), no Shopping da Bahia e no bairro do Doron, em Salvador. A programação envolve a prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres, a inclusão socioprodutiva, a autonomia econômica e o projeto Cuidar de quem Cuida.
Nesta sexta-feira (25), uma roda de conversa abordou a Casa da Mulher Brasileira e a Rede de Assistência e Enfretamento à Violência Contra a Mulher. A iniciativa contou com as participações da coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira, Ana Clara Auto; e da coordenadora de prevenção à violência contra a mulher da SPM, Francileide Araújo. Elas abordaram o funcionamento do equipamento, o acolhimento humanizado às vítimas e projetos da SPM, que contribuem para a autonomia das mulheres e o rompimento do ciclo de violência.
Luciana Mota, que representou a secretária das Mulheres, Neusa Cadore, ressaltou a relevância de eventos como este. “Esta semana é um momento crucial para darmos visibilidade e reconhecimento à imensa contribuição das trabalhadoras domésticas, que são a base de sustentação de tantos lares, mas que infelizmente ainda enfrentam muita precaridade, informalidade e baixos salários, como os dados nos mostram. As ações que a SPM traz para este evento, focando na prevenção à violência, no acesso a direitos, na inclusão produtiva e no autocuidado com o ‘Cuidar de quem Cuida’, são fundamentais. Não se trata apenas de oferecer serviços pontuais, mas de fortalecer essas mulheres, majoritariamente negras, para que conquistem sua autonomia econômica, rompam ciclos de vulnerabilidade e se reconheçam como sujeitos de direitos”, afirmou.
Ainda, nesta sexta-feira, as empregadas domésticas e o público em geral participaram de palestras com diferentes temas. O “Trabalho doméstico decente e o direito de quem cuida da gente: algumas referências internacionais” foi abordado pelo representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, José Riberiro. Já a Política Nacional de Cuidados e os impactos no trabalho doméstico foi apresentada por Lais Abramo, secretária nacional de Política de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento Social.
Diversos serviços também estão sendo ofertados por diferentes órgãos do estado, tais como emissão de RG, orientação previdenciária, cálculo trabalhista, e informações sobre erradicação do trabalho escravo e infantil. No sábado (26), a programação será retomada com as mesmas atividades e serviços.
Cuidar de quem Cuida – Já no domingo (27), Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, a SPM realizará a ação especial “Cuidar de Quem Cuida”, das 9h às 15h, no Conjunto Habitacional 27 de Abril (Doron). A programação inclui serviços de beleza com manicure, pedicure e tranças, com profissionais locais, atividades de autocuidado e bem-estar, com sessão de Tai Chi Chuan, Reiki e massagem terapêutica, e roda de conversa sobre saúde mental e emocional.
Panorama do Trabalho Doméstico na Bahia
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC/IBGE), do primeiro trimestre de 2024, evidenciam desigualdades estruturais, que reforçam a importância da formalização, valorização e respeito aos direitos das trabalhadoras domésticas. Havia 333 mil trabalhadores domésticos na Bahia. Segundo a pesquisa, 93,5% das ocupações eram mulheres, das quais 87,2% se autodeclaram negras (pretas ou pardas);  apenas 18,6% possuem carteira assinada; e a renda média mensal é menor de R$ 790, o que representa cerca de 39% da média dos demais trabalhadores baianos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar