Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Com mais 100 casas, Prefeitura chega a 900 imóveis reformados pelo Morar Melhor em Brotas

Mais 100 famílias do bairro de Brotas tiveram as suas residências transformadas pelo Morar Melhor, programa da Prefeitura de Salvador. As casas reformadas foram entregues pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (28), que esteve no local ao lado de Luiz Carlos de Souza, secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Com isso, agora são 900 imóveis do bairro que passaram por intervenções, garantindo bem-estar e segurança para os seus habitantes.

 

Esta foi a quarta vez que o programa requalificou residências em Brotas. Uma das famílias contempladas nesta etapa foi a da aposentada Maria Correia Dias, de 70 anos, que mora na Travessa Santo Eládio há quase 60 anos. Nascida no Bravo, distrito da cidade de Serra Preta, no Centro-Norte baiano, ela vive na mesma casa desde então. O local, no entanto, sofria com problemas estruturais, sobretudo no telhado, o que facilitava a entrada de água nos cômodos em dias chuvosos.

 

“Tinha vezes que a gente até tinha medo de entrar no quarto, achando que podia desabar. Não desabou porque era telha de amianto, mas se fosse de barro já teria caído. Era goteira para todo lado, a gente tinha que colocar baldes, bacias, de tudo para tentar segurar a água. Mas, graças a Deus, agora todo esse problema está resolvido”, comentou a aposentada.

 

Além da troca do telhado, que vai evitar as goteiras, a casa recebeu serviços como troca de portas, esquadrias e janelas, aplicação de reboco, troca de piso e pintura. O também aposentado João Pinheiro Dias, 70 anos, esposo de Maria, elogiou as melhorias: “Comprei parte dessa casa, mas ao longo dos anos fui aumentando. Aqui, criamos nossos três filhos. Gostei da troca do telhado e também da pintura. Estou mito feliz por essa transformação”, disse.

 

Bruno Reis comentou sobre o impacto do programa Morar Melhor na vida de moradores como Dona Maria e Seu João, que enfrentavam dificuldades financeiras que impediam a reforma de suas casas. O gestor ressaltou também que, além de melhorar a infraestrutura urbana, o programa leva dignidade às famílias.

 

“As pessoas já estão acostumadas a ver a Prefeitura asfaltando ruas, colocando iluminação, construindo escadas, unidades de saúde, escolas, quadras e parques. Mas não estão acostumadas a ver a Prefeitura bater à porta e dizer: ‘Dona Maria, tudo bem? Nós somos do programa Morar Melhor e viemos reformar a sua casa’. Isso não é comum. São poucas prefeituras no Brasil que fazem isso”, disse.

 

O prefeito lembrou que, com o dinheiro da aposentadoria, o casal não tinha orçamento suficiente para reformar o lar. “Essa é a realidade de muitas casas reformadas pelo programa: goteiras e infiltração. Vejam o alcance do programa Morar Melhor: primeiro, traz dignidade para a família; segundo, preserva a história dessas pessoas, que continuam morando onde construíram suas vidas, sem mudar de endereço; terceiro, é uma ação de saúde pública, porque protege da chuva, das infiltrações e dos problemas respiratórios”, completou o prefeito.

 

Uma das filhas do casal, Mariana Correia Dias, 43 anos, também listou outros problemas do imóvel. Ela morou no local até um ano atrás, quando se casou. “Além do telhado, que já estava tomado por cupim e quase desabando, o banheiro também estava ruim, com muita infiltração, assim como outras partes da casa. Eu até coloquei um pouquinho de piso, porque parte da casa não tinha, mas só até a metade. Depois da reforma ficou perfeito: trocaram o telhado, colocaram piso na cozinha, que antes era de chão batido, e ainda fizeram a pintura e a textura. A cozinha tinha muito mofo. Agora ficou tudo lindo”, comemorou.

 

De acordo com o secretário Luiz Carlos, neste ano o Morar Melhor completa 10 anos. A meta é chegar até o final de 2025 com 60 mil imóveis reformados pelo programa, beneficiando mais de 240 mil pessoas com melhorias habitacionais.

 

“Dona Maria, aposentada, sem perspectivas de reforma por falta de condições, é um exemplo do que é o papel do Morar Melhor: levar dignidade, esperança, vida e alegria. Como o próprio nome do programa diz: mudar de vida sem mudar de endereço. No total, estamos chegando a quase 56 mil casas reformadas, 55.429, para ser preciso, e hoje entregamos mais 100 casas”, comentou Luiz Carlos.

Fotos: Valter Pontes / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar