Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Ações prévias da Seman visam minimizar riscos em Salvador durante período chuvoso

A chegada do período chuvoso em Salvador exige planejamento, agilidade e um sistema eficiente de manutenção urbana. Por isso, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) vem intensificando um conjunto de ações preventivas e corretivas com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas e proteger a população.

 

As medidas antecipadas têm um papel decisivo para reduzir transtornos em períodos de maior instabilidade climática. Ao agir antes das chuvas mais intensas, a Prefeitura consegue evitar ou atenuar inundações, proteger áreas de risco e dar respostas mais rápidas em caso de emergências.

 

Entre janeiro e março, a pasta executou a limpeza e dragagem de 23 canais, que somam quase sete quilômetros de extensão. A medida é fundamental para evitar transbordamentos e garantir o escoamento adequado da água da chuva, reduzindo o risco de alagamentos, especialmente em áreas mais vulneráveis da cidade.

 

Além disso, foram aplicadas mais de 15 mil toneladas de massa asfáltica, melhorando a infraestrutura viária e prevenindo a formação de buracos e pontos de acúmulo de água. Outro eixo importante de atuação foi a poda de quase 8 mil árvores, contribuindo para a segurança de pedestres, motoristas e redes elétricas durante tempestades e ventanias. Também foram limpas cerca de 3.330 caixas e dispositivos de drenagem, que são responsáveis por captar e direcionar o fluxo da água pluvial, evitando o entupimento do sistema.

 

Para o titular da Seman, Lázaro Jeszler, essas ações realizadas com antecedência são cruciais para a segurança da cidade. “A Secretaria de Manutenção executa durante todo o ano atividades preventivas e corretivas. Especificamente após o período chuvoso do ano em questão nós já começamos com atividades preventivas. Tanto a limpeza de canais como a de bueiros e poda de árvores são feitas objetivando uma maior prevenção, para que a cidade esteja mais preparada”, explicou.

 

Ele destacou ainda que o trabalho ganha reforço a partir de abril, com o início da Operação Chuva em Salvador. “Nessa fase, nós intensificamos os trabalhos, nosso efetivo é aumentado, passamos a ter plantões noturnos e o trabalho preventivo se amplia, assim como o corretivo. É um trabalho que basicamente cuida da microdrenagem da cidade”, concluiu.

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Veja também

default
Regularização do ISS 2026 em Camaçari tem descontos de até 100% em multas e juros
A Prefeitura de Camaçari instituiu o Programa de Regularização Fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer...
montenegro-i-e-ii-obras-MCMV-William-Rocha
MCMV: Sehab convoca pré-selecionados da terceira lista do Parque Residencial Montenegro I e II para entrega de documentos
A Secretaria de Habitação de Camaçari (Sehab) convoca 102 novos pré-selecionados para a etapa de verificação...
Semu_Setur_cobertura_início_aulas_Carreta_da_Beleza_curso_design_de_sobrancelhas_com_henna_Foto_Everaldo_Paixão_02
Carreta da Beleza inicia turmas de qualificação profissional para mulheres de Camaçari
Novas perspectivas profissionais e de vida. Com essa expectativa, as alunas dos cursos ofertados pela...
Bahia_Agro_Conecta_2026_Card
Bahia Agro Conecta 2026 reúne setor produtivo e especialistas para discutir inovação no agro baiano
Produtores rurais, empresas, pesquisadores, investidores, startups e representantes do poder público...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige