A cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo da Bahia, sedia, entre 10 e 18 de maio, a edição 2025 do Bembé do Mercado. Considerado o maior candomblé de rua do mundo e reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o evento celebra 136 edições com programação que reúne atos religiosos, apresentações culturais, oficinas, seminários, feiras e rodas de conversa.
O dia mais aguardado é a terça-feira (13). A cerimônia tem início às 5h com alvorada e hasteamento da bandeira no Largo do Mercado. Em seguida, acontece a lavagem do busto de João de Obá e um café da manhã comunitário. Ao longo do dia, ocorrem diversas manifestações culturais, apresentações de samba de roda e a cerimônia de abertura oficial com autoridades locais, estaduais e representantes dos povos de santo.
Diante de uma manifestação de resistência, fé e salvaguarda da cultura afro-brasileira, a programação conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA), da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), da Secretaria de Turismo (Setur) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), via edital João de Obá, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN e pelo IPAC, o Bembé do Mercado reúne mais de 60 terreiros de candomblé em celebrações públicas, cortejos, oficinas, seminários, feiras, apresentações artísticas e atos religiosos. A programação oficial conta com mais de 65 atividades gratuitas, incluindo cortejos, xirês, missas, exposições, lançamentos de livros e apresentações de samba de roda. Um dos pontos altos da programação é a tradicional entrega dos presentes às orixás Iemanjá e Oxum na Praia de Itapema, marcada para o domingo (18), encerrando a festa.
Nos dias 15, 16 e 17 de maio, das 10h às 21h, o Mercado Municipal será palco da potência da Economia Criativa e Solidária com três feiras imperdíveis: 3ª Feira Empreendendê de Economia Criativa e Solidária; Feira Artesanato da Bahia: Tradição, Ancestralidade e Renda; e Feira Fuzuê.
EDITAIS – Como parte da programação, a Diretoria de Cidadania Cultural (DCC), vinculada à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult/SecultBA), realizou no último sábado (10) um encontro de mobilização com os Pontos e Pontões de Cultura do território de identidade do Recôncavo. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a rede local e orientar os coletivos culturais sobre a certificação como Pontos de Cultura no âmbito da Política Estadual Cultura Viva Bahia. O Recôncavo é o segundo território com maior número de Pontos de Cultura da Bahia, com cerca de 100 grupos reconhecidos. Por meio dos editais do Cultura Viva Bahia – Ano I, estão sendo investidos mais de R$1 milhão para o fomento à rede na região.
Para o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, o apoio do Estado ao Bembé do Mercado reforça o compromisso com a valorização da diversidade, com o fortalecimento das políticas culturais de base comunitária e com a proteção do patrimônio imaterial e o combate à intolerância religiosa.
“Mais do que uma celebração, o Bembé do Mercado é um ato de salvaguarda da memória e das tradições afro-brasileiras. É um espaço onde o sagrado, a arte e a luta se entrelaçam para manutenção das expressões culturais mais potentes do nosso povo. Ao apoiar essa celebração, o Governo da Bahia reafirma seu compromisso com a proteção do patrimônio imaterial e com o fortalecimento das tradições culturais afro-brasileiras”, destacou.
Confira a programação completa:
CELEBRAÇÕES
13/05 – TERÇA-FEIRA
05h – Alvorada e hasteamento da bandeira
Largo do Mercado
6h – Lavagem do busto de João de Obá
Largo do Mercado
15h30 – Cerimônia de abertura oficial das celebrações civis do Bembé do mercado
Largo do Mercado
19h – Xirê de abertura
Largo do Mercado
14/05 – QUARTA-FEIRA
19h – Xirê e Amalá de Xangô
Largo do Mercado
17/05 – SÁBADO
20h – Chegada dos presentes de Oxum e Iemanjá
Largo do Mercado
18/05 – DOMINGO
15h – Saída para entrega dos presentes
Largo do Mercado
ATIVIDADES CULTURAIS
12 e 13/05 – SEGUNDA e TERÇA-FEIRA
10h às 18h – Exposição: Sabejé Ojú Onirê, de babá Geri
Largo do Mercado
14 e 15/05 – QUARTA e QUINTA-FEIRA
10h às 20h – Exposição de fotografias: Rotas do Recôncavo
Largo do Mercado
16/05 – SEXTA-FEIRA
18h às 20h – Lançamento dos livros: “Os iniciados no mistério não morrem”, de Fábio Lima; “Okorinodê e o Bembé do Mercado”, de Murillo Pereira; e “Os Baianos”, de Armando CR
Largo do Mercado
18h às 20h – Exibição do filme “Pai Pote, o filho de Ogum”, de Laís Lima
Praça da Purificação
16 e 17/05 – SEXTA-FEIRA e SÁBADO
18h às 22h – Exposição: A festa aos olhos do Rei, de Roque Boa Morte
Largo do Mercado
17/05 – SÁBADO
17h às 19h – Exibição de mini doc e debate “Memórias da paisagem ancestral do Subaé: entre árvores, águas e terreiros”; e exibição dos filmes “Ser Árvore” e “O canto do Rio”
Auditório do Arquivo Público
ECONOMIA CRIATIVA, TRABALHO E RENDA
15, 16 e 17/05 – QUINTA, SEXTA e SÁBADO
14h às 21h – 3° Feira Empreendendê de Economia Criativa e Solidária
Mercado do Peixe
14h às 21h – Feira Artesanato da Bahia: tradição, ancestralidade e renda
Mercado do Peixe
14h às 21h – Feira Fuzuê
Mercado do Peixe