Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Caravana de Direitos Humanos leva informação e serviços para o Litoral Sul da Bahia nesta semana

 Ações educativas em Direitos Humanos, retificação e emissão de documentos, orientações para o consumidor, cadastramento em programas sociais, reconhecimento de paternidade e serviços de saúde como vacinação e aferição de pressão arterial estão entre as ofertas da Caravana de Direitos Humanos, que chega nesta terça-feira (13) no Litoral Sul do Estado. Coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Apoio e Proteção aos Direitos Humanos (SUDH/SJDH), a Caravana reúne diferentes instituições que atuam, de maneira integrada, para assegurar direitos de populações vulnerabilizadas em todos os territórios de identidade da Bahia.
Na terça-feira (13), as atividades da Caravana acontecem no município de Itacaré, no Casarão Cantagalo, localizada no distrito de Taboquinhas. Neste território, a estratégia consiste na aproximação dos serviços públicos às populações quilombolas. São oito quilombos na região: dois urbanos e seis rurais. Na quarta-feira (14), a Caravana segue para Ilhéus, no território de Olivença, onde ficará estacionada até sexta-feira (16).
No período que marca a ‘III Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!’, a Caravana pretende emitir uma média de 100 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) por dia. A ‘Semana Nacional Registre!’ é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para garantir o acesso ao registro civil a populações vulnerabilizadas. Indígenas de 22 comunidades da região devem ser beneficiados com a iniciativa, que conta com apoio técnico do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-Ba) e do Instituto Pedro Melo, da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Fortalecimento da campanha nacional ‘Faça Bonito’
Ainda em Ilhéus, a Caravana participará da campanha de mobilização nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes — ‘Faça Bonito!’, com uma capacitação para gestores do município sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). A formação será conduzida pela Coordenação de Proteção à Criança e ao Adolescente da SUDH/SJDH.
Além dos serviços ofertados, a Caravana de Direitos Humanos é uma estratégia que busca aproximar as pessoas do Estado, com vistas à construção da cidadania, na aposta em ações de educação e acesso à informação.
Também participam desta edição da Caravana as prefeituras de Ilhéus e Itacaré; o Ministério Público Estadual; o Tribunal Regional Eleitoral – Ba; o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região; a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem); a Neoenergia; a Defensoria Pública do Estado; as Secretarias de Promoção da Igualdade Racial, dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi); de Relações Institucionais (Serin), de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Secretaria de Educação (SEC).
Fotos: Janaina Neri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!