Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Qualificação em urgências cardiovasculares reforça atendimento nas UPAs e PAs de Salvador

Para garantir que a população receba atendimento cada vez mais rápido, seguro e eficaz em casos de emergência cardiológica,  a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador promoveu, nesta quarta-feira (14), qualificação sobre os novos Protocolos Cardiovasculares  a serem implementados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Atendimentos (PAs) da capital. A atividade aconteceu na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS) e contou com a participação de profissionais que atuam na linha de frente dos atendimentos.

O objetivo da ação é preparar ainda mais os profissionais para reconhecer e agir com agilidade diante de situações críticas – como dores no peito, paradas cardíacas, desmaios súbitos e alterações graves de pressão arterial — problemas que, quando identificados e tratados corretamente nos primeiros minutos, podem salvar vidas.

“Nosso compromisso é fortalecer a rede de urgência e emergência com protocolos claros, modernos e baseados em evidências científicas. Essa qualificação é fundamental para sistematizar condutas e estabelecer um padrão de excelência na qualidade no atendimento às principais emergências cardiovasculares”, explica Lucimar Rocha, diretora da Atenção Especializada  e Gestão de Insumos Estratégicos da SMS.

Na prática, o que muda para a população?

Se alguém chega à UPA com sintomas cardíacos, como  dor no peito ou  palpitações, por exemplo, o novo protocolo ajuda a equipe a identificar mais rapidamente os sinais de gravidade, realizar exames essenciais, diagnosticar, iniciar tratamento e encaminhar o paciente com segurança  e agilidade para um hospital, se for  necessário. Isso reduz o tempo de espera, evita complicações e aumenta as chances de recuperação.

Principais pontos para destacar a importância da capacitação:

• O coração não espera. Cada segundo conta em uma emergência cardíaca.
• Com os protocolos, os atendimentos se tornam mais rápidos, organizados e eficazes.
• Os profissionais sabem exatamente o que fazer e como agir em cada caso.
• O paciente recebe um cuidado mais seguro, humanizado e com menor risco de sequelas.

Além da capacitação inicial, a SMS continuará promovendo encontros com os profissionais de saúde. A cada mês, será trabalhado um tipo específico de emergência cardíaca, com a construção coletiva de protocolos assistenciais práticos e resolutivos. Esses materiais ficarão disponíveis tanto em formato físico quanto em versão digital (e-book), para que os profissionais possam acessar pelo celular em tempo real durante os plantões.

Com essa iniciativa, Salvador avança no compromisso com uma saúde pública mais qualificada, segura e próxima de quem mais precisa. Afinal, em uma emergência cardíaca, estar preparado pode significar a diferença entre a vida e a morte — e a cidade está cuidando para estar pronta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!