Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Circuito de bike leva educação no trânsito para crianças no Salvador Shopping até este domingo (18)

Como parte da programação do Maio Amarelo, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou, nesta sexta-feira (16), o circuito infantil de bike no Salvador Shopping, no bairro do Caminho das Árvores. A atividade tem como foco a educação de crianças sobre comportamentos seguros no trânsito e segue até domingo (18), durante o horário de funcionamento do estabelecimento comercial.

 

O circuito faz parte do programa Cidadão no Trânsito, que promove diversas ações educativas voltadas à conscientização desde as séries iniciais da educação básica.

 

De acordo com a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Miriam Bastos, a atividade é uma entre várias iniciativas promovidas pela autarquia. “Temos essa parte lúdico-pedagógica, além de cursos em sala de aula com os alunos, ciclos de palestras, concursos de desenhos, enfim, são várias frentes. Tudo isso para sensibilizar as crianças a trabalharem a educação para o trânsito desde as séries iniciais, cumprindo a legislação”, declarou.

 

“Os nossos dados estatísticos mostram que não temos registrado acidentes com crianças, como atropelamentos ligados a unidades escolares, nos últimos cinco anos. Esse resultado é exclusivo de Salvador e é fruto de um trabalho cuidadoso. Na prática, criança vê, criança faz. Elas aprendem a circular nos espaços corretos, entendem as placas, recebem orientação dos agentes de trânsito e passam a respeitar as regras de convivência no trânsito”, completou a gerente.

 

Experiência – O circuito também contou com a participação de famílias que levaram seus filhos a vivenciarem a experiência educativa. A servidora pública Andressa Brasil, que acompanhou a filha Cecília, de 6 anos, ressaltou o valor da ação.

 

“Achei muito importante essa iniciativa de incentivar as crianças a aprenderem sobre o trânsito, a entenderem a sinalização e a saberem onde parar no momento certo. Isso inclui, até mesmo, o uso correto da faixa de pedestre e a importância da consciência no trânsito. Achei legal, gostei da iniciativa e espero que ela se espalhe para outros lugares também”, afirmou.

 

O turista Alexandre Borges, adestrador de cães do Mato Grosso do Sul, também elogiou a ação enquanto acompanhava as filhas Maria Carolina e Maria Helena.

 

“Acho importante porque isso contribui para a formação e a educação das crianças. Elas já vão crescendo com outra mentalidade, outra cultura. E, para mim, o único jeito de mudar essa cultura de trânsito, que hoje é muito violenta, é pela base da educação”, disse.

 

“Essas crianças, provavelmente, vão se tornar adultos com mais consciência, que respeitam as regras, os pedestres. A importância está justamente nisso: levar esse tipo de ensinamento para as crianças desde cedo”, acrescentou Alexandre.

 

 

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Veja também

unnamed (3)
Meningite é uma emergência médica que exige tratamento imediato
Dra. Kátia Virgínia alerta que especialmente a forma bacteriana pode evoluir rapidamente e deixar sequelas...
unnamed (2)
Com quatro finais em dois anos no Atlético Mineiro, Natanael ressalta momento vivido no clube
A cada dia o lateral-direito Natanael vai escrevendo capítulos vitoriosos com a camisa do Atlético Mineiro....
Foto_Divulgação1
6ª Caminhada Outubro Rosa & Novembro Azul promove conscientização e prevenção ao câncer em Salvador
Realizado pelo Arte que Transforma e pela MGA Dular, evento acontece no dia 31 de outubro, na orla de...
261023 Doação de Resina ao HAM 01 - Foto Grabriel Gonçalves - Divulgação
Próteses produzidas com resina doada pela Braskem ajudam a resgatar a autoestima de mulheres mastectomizadas
Material doado ao Hospital Aristides Maltez deve beneficiar cerca de 800 mulheres em Salvador. Restaurar...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos