Salvador, 26 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Encontro de Samba de Roda Mirim Raízes reúne crianças, mestras e mestres em Cabaceiras do Paraguaçu pela salvaguarda do Samba De Roda

De 22 a 25 de Maio, Cabaceiras do Paraguaçu será palco da diversidade do Samba de Roda da Bahia feito por crianças no Encontro de Samba de Roda Mirim Raízes, uma grande roda de saberes e fazeres que reúne tradição e futuro para celebrar, dançar, conversar e realizar trocas únicas.
Naiane Araújo, coordenadora do Raízes do Paraguaçu e produtora executiva, destaca: “Os grupos de Samba de Roda Mirins são fundamentais para a continuidade das expressões de identidade e memória, e, ao reuni-los neste momento de troca de conhecimentos e vivências, fortalecendo os vínculos e propósitos, além de colaborar na salvaguarda do nosso patrimônio cultural”, pontua.
Com uma programação diversa composta por atividades de rodas de diálogos com mestras e mestres, as crianças dos grupos mirins e comunidade, apresentações culturais e oficinas em escolas públicas, bem como um cortejo pelas ruas da cidade, promovendo um grande momento para sambar, dançar, mobilizar o corpo e movimentá-lo em prol da manutenção da cultura negra.
Uma das principais ações do projeto, é a inauguração da Casa de Cultura Raízes, um espaço de memória e referência para a cultura popular de Cabaceiras do Paraguaçu, onde gente do povo tem suas histórias evidenciadas. Juliana Monique, produtora executiva da SouZ ressalta que: “o principal legado que o encontro oferece a comunidade, é a Casa da cultura Raízes, um local de memórias que vem para fincar raízes profundas para que nada fique para trás, assim, a comunidade poderá se reconhecer quanto protagonistas de suas próprias histórias, sem esquecer aqueles que vieram antes”.
Idealizado pelo Grupo de Samba de Roda Mirim Raízes do Paraguaçu e produzido pela Souz Empreendimentos, o projeto fortalece as identidades, promove intercâmbio e valoriza o fazer cultural da nossa Bahia.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Serviço
O quê: “Encontro de Samba de Roda Mirim Raízes”
Quando: 22 a 25 de Maio
Onde: Casa de Cultura Raízes e outros
Quanto custa: Gratuito
Informações? @raizesdoparaguacu

Veja também

Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026