Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Prefeitura inicia construção de novo Cras Modelo para ampliar ações socioassistenciais na região do Mané Dendê

A Prefeitura de Salvador deu mais um passo na ampliação da rede socioassistencial da cidade com o início da construção de um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Modelo, que será implantado no bairro de Itacaranha, na região do Mané Dendê (Subúrbio). A ordem de serviço para a obra foi assinada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, nesta quarta-feira (21).

 

Com investimento de R$3,6 milhões, a nova unidade substituirá o Cras que hoje funciona no final de linha do Rio Sena. A estrutura será desmobilizada após a inauguração da nova sede, que vai oferecer melhores condições de acolhimento à população da região. Serão beneficiados moradores de Alto da Terezinha, Ilha Amarela, Itacaranha, Mirantes de Periperi, Praia Grande e Rio Sena.

 

O prefeito reforçou que a iniciativa integra o pacote de obras realizadas pela Prefeitura através do projeto Novo Mané Dendê, iniciativa que tem mudado a realidade de milhares de famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social. “Este novo Cras vai ajudar a consolidar todos os investimentos que nós estamos fazendo. O projeto Mané de Dendê será concluído no início do próximo ano e vai deixar marcas e melhorias que estão transformando e mudando de verdade a vida das pessoas. Quem conhecia esta região antes, e vê como ela está hoje, sabe a diferença”, pontuou.

 

O Cras a ser erguido contará com salas de atendimento individualizado, sala de coordenação, brinquedoteca, espaço multiuso, copa, almoxarifado, área para cadastramento no CadÚnico e banheiros acessíveis para todos os públicos. A unidade terá potencial para referenciar até 5 mil famílias.

 

O secretário Júnior Magalhães lembrou que este é o quarto equipamento do tipo com obras autorizadas pela atual gestão – os demais estão sendo construídos em São Cristóvão, Brotas e Narandiba.

 

“Isso reforça o compromisso da gestão municipal com as populações em situação de vulnerabilidade social. Ao investir em estruturas de alto padrão e qualificar o atendimento, a Prefeitura demonstra, na prática, sua prioridade em promover inclusão, garantir direitos e oferecer suporte efetivo a quem mais precisa, contribuindo diretamente para a superação das desigualdades e a construção de uma cidade mais justa para todos”, afirmou o titular da Sempre.

 

Mané Dendê – O Novo Mané Dendê é o maior projeto municipal realizado pela Prefeitura na cidade. Bruno Reis afirmou que a ação será concluída no início do próximo ano e vai deixar um legado histórico de transformações para quem vive próximo à Bacia do Rio Mané Dendê.

 

“Não há nenhuma área, nenhuma obra que não tenha sido realizada por meio dessa iniciativa. São escolas, unidades de saúde, equipamentos sociais como este novo Cras, habitações, centro cultural, terminal de ônibus, mercado, além de execução de urbanização de canal e esgotamento sanitário. Para fechar com chave de ouro, ainda vai vir um teleférico. No total, estamos falando de mais de R$1,5 bilhão para todas essas obras”, reforçou.

Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

Veja também

Foto_Divulgação1
6ª Caminhada Outubro Rosa & Novembro Azul promove conscientização e prevenção ao câncer em Salvador
Realizado pelo Arte que Transforma e pela MGA Dular, evento acontece no dia 31 de outubro, na orla de...
261023 Doação de Resina ao HAM 01 - Foto Grabriel Gonçalves - Divulgação
Próteses produzidas com resina doada pela Braskem ajudam a resgatar a autoestima de mulheres mastectomizadas
Material doado ao Hospital Aristides Maltez deve beneficiar cerca de 800 mulheres em Salvador. Restaurar...
image (2)
Ilê Aiyê abre vendas de ingressos para festa de 52 anos no Pelourinho
Celebração acontece em 1º de novembro, no Largo da Tieta, e marca o lançamento do tema do bloco para...
Bola-de-Ouro-2022
Cerimônia do Ballon d'Or acontece nesta segunda; veja horário, onde assistir e brasileiros indicados
A cerimônia da Bola de Ouro 2026 acontece nesta segunda-feira (26), a partir das 17h, no horário de Brasília,...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos