Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura capacita servidores com foco na inclusão da pessoa com deficiência

Com foco nas políticas públicas de inclusão e de valorização da diversidade, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), por meio da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), promoveu mais uma capacitação voltada para servidores das Prefeituras-Bairro de Salvador, nesta terça-feira (20), desta vez na Prefeitura-Bairro Subúrbio-Ilhas, em Paripe. A orientação abordou as deficiências física, auditiva, visual, intelectual e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de desenvolver competências técnicas e comportamentais para um atendimento público mais humanizado e acessível nas unidades.

 

As psicopedagogas e audiodescritoras Flávia Mendonça e Leidiane Damasceno conduziram a formação falando, em um primeiro momento, sobre deficiências físicas e atendimento. Em um segundo momento, o foco foi sobre empatia e os transtornos do neurodesenvolvimento, a exemplo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Cerca de 30 servidores participaram da atividade.

 

Leis e empatia – “Estamos aqui para fazer cumprir a Lei da Inclusão, que em seu artigo 4º estabelece que toda pessoa com deficiência tem direito a igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. Um desafio maior é o das deficiências invisíveis. Muita gente diz que algumas pessoas com transtorno não demonstram ter algum tipo de deficiência. Por isso mesmo, a Prefeitura tem feito a distribuição das carteirinhas de identificação para que a população entenda que aquela é uma pessoa que traz uma deficiência, que pode ser intelectual, ou o autismo, e por isso, também tem prioridade”, afirmou Flávia.

 

“Através da Sempre e da DPCD, estamos falando sobre atendimento à pessoa com deficiência, sobre as leis, a empatia, acessibilidade, que é extremamente importante. Trouxemos alguns comportamentos, a exemplo de como conduzir, por exemplo, uma pessoa cega nos espaços e como fazer a abordagem para o atendimento, que é extremamente importante. A pessoa com deficiência está em todos os espaços e aqui é um espaço de atendimento, então os atendentes precisam estar capacitados e esse é o papel da Sempre”, acrescentou Leidiane.

 

Aprendizagem – Supervisora da Prefeitura-Bairro Subúrbio-Ilhas, Catiane Reis avaliou o curso como uma ferramenta essencial para o cotidiano da unidade.  “Achei muito bom e interessante, aprendemos muito e foi também um momento muito rico de troca de informações. A capacitação ajuda no desenvolvimento e melhoria do atendimento ao cidadão requerente que chega a nossa unidade, especialmente aqui no Subúrbio, onde a demanda de pessoas com deficiência é muito alta. A equipe gostou bastante”.

 

Para o atendente Carlos Henrique Conceição, 26 anos, recém-chegado à equipe, a capacitação foi enriquecedora. “É essencial para quem lida com o público. Me sinto mais bem preparado”.

 

Eneida Magalhães, 36 anos, atendente há um ano e sete meses na Prefeitura-Bairro Subúrbio-Ilhas, destacou o impacto da formação não só para o trabalho, mas também para o exercício da cidadania. “É muito importante, principalmente para a nossa responsabilidade como cidadãos. Precisamos entender a inclusão social de pessoas com deficiência para que possamos mudar a nossa maneira de enxergar e incluí-las na sociedade. Se cada um pudesse ter esse entendimento, com certeza, nós teríamos uma sociedade melhor”.

 

Programação – As formações já ocorreram nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas, Itapuã/Ipitanga e Liberdade/São Caetano, e seguem até o dia 3 de junho, abrangendo as unidades da Cidade Baixa, Cajazeiras, Pau da Lima, Barra/Pituba, Valéria e Cabula/Tancredo Neves.

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar