Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Policlínica se aproxima de 10 mil atendimentos em 2025 com destaque para endoscopias e colonoscopias

A Policlínica de Camaçari, equipamento gerido pela Secretaria de Saúde (Sesau), segue ofertando atendimento especializado à população. Em 2025, a unidade se aproxima do número de 10 mil atendimentos realizados, com destaque para os exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia, fundamentais para o diagnóstico e prevenção de doenças gastrointestinais.

Neste ano, mais de 100 endoscopias e mais de 200 colonoscopias foram realizadas. Para a execução dos procedimentos, a Policlínica conta com dois endoscópios e dois colonoscópios, garantindo a oferta regular e segura dos exames.

Durante a endoscopia, quando necessário e com indicação médica, é realizada a biópsia para identificar a presença da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori). Em casos de detecção de pólipos — lesões benignas que se formam no revestimento do trato digestivo — é feita também a polipectomia, procedimento para a retirada dessas formações.

O médico gastroenterologista Hebert Santos, que integra a equipe de profissionais da unidade, explica que estes são exames extremamente importantes na prevenção e nos cuidados com doenças gastroenterológicas. “A endoscopia é essencial em quadros como gastrite, úlceras e ainda em suspeita de câncer de estômago. Já a colonoscopia é indicada na investigação de dor abdominal e, principalmente, na prevenção do câncer de intestino”, detalhou.

O diretor das Policlínicas Especializadas de Camaçari, Amaury Miranda, reforça que os atendimentos seguem um protocolo de segurança. “Antes da realização dos exames, todos os pacientes passam por um processo de triagem, justamente para avaliarmos suas condições de saúde e garantirmos que tudo ocorra da forma mais segura possível. Esse protocolo é essencial porque prioriza a segurança, o conforto e o bem-estar de cada pessoa atendida”, pontua.

Usuários atendidos destacaram a agilidade e a qualidade do atendimento. A higienizadora Maria Aparecida Nascimento, de 56 anos, moradora do bairro Lama Preta, foi uma das pacientes que fizeram endoscopia nesta quinta-feira (22). “Fiz minha marcação ainda este mês na USF [Unidade de Saúde da Família] do meu bairro. Não tive dificuldade para marcar. O atendimento aqui é muito bom”, avaliou.

Jerson Trindade, motorista de 61 anos e morador do bairro Ponto Certo, também elogiou a experiência. “Passei pelo médico na unidade de saúde, que solicitou o exame, e achei o atendimento rápido. Fui muito bem atendido aqui”, contou.

Além das endoscopias e colonoscopias, a Policlínica de Camaçari oferece exames como raio-X, eletrocardiograma, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), Holter e retossigmoidoscopia, bem como consultas com médicos especialistas em diversas áreas. As marcações são realizadas de forma descentralizada, diretamente nas unidades de saúde dos bairros.

Foto: Juliano Sarraf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar