Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Maio de Práticas Integrativas promove autoconhecimento e fortalecimento emocional na orla

Momentos de acolhimento, autoconhecimento e fortalecimento emocional. É assim que a programação do Maio de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), promovida pela Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), segue acontecendo na sede e orla. Nesta segunda-feira (26) foi a vez da Academia da Saúde de Fonte das Águas, em Arembepe, receber as atividades do projeto, com oferta das práticas de auriculoterapia, também conhecida como acupuntura auricular, e reiki.

Catarina Pereira, a mais velha entre os usuários da Academia da Saúde, é um forte exemplo dos benefícios de investir em atividades que fomentam o equilíbrio do corpo e da mente. Prestes a completar 98 anos, ela destacou a alegria em participar da ação. “Achei maravilhoso isso aqui. Além de movimentar o corpo, cuidamos da mente e temos a oportunidade de conversar, fazer amizades. Que todos possam aproveitar”, avaliou.

Denize Souza, 53 anos, segue os passos da avó Catarina. “Ver minha vozinha lúcida, ativa e incentivando tanta gente é uma alegria imensa. Hoje ela acordou, como sempre, muito empolgada. Passou o fim de semana todo comentando”, pontuou.

Maria José, 69 anos, frequenta a academia desde a fundação. A aposentada aconselha, sobretudo, os jovens a buscarem o cuidado diário. “Muitas das práticas integrativas oferecidas aqui eu já conhecia e me ajudaram bastante em questões de saúde, tenho osteoporose. Digo, principalmente para a juventude, se cuidem, busquem fazer atividades e aproveitem oportunidades como essa de hoje”, ponderou.

A programação ainda contou com uma oficina de fitoterapia tradicional, ministrada pela socióloga e fitoterapeuta Alba Borges. “O principal benefício dessa ação é desmistificar a ideia de que natural não faz mal. Você desconstruir, por exemplo, a ideia que tomar chás em quantidades desregradas não fará mal, só por ser natural. Eu sempre falo que a diferença entre o veneno e o remédio é a dose. Por isso é tão importante essa pequena formação, amplia conhecimentos e ajuda as pessoas a aproveitarem de forma segura e benéfica o uso das plantas”, explicou.

As PICS foram oficialmente reconhecidas no Brasil pela Portaria GM/MS, nº 971, de 3 de maio de 2006, e ampliadas por normas posteriores, totalizando atualmente no Sistema Único de Saúde (SUS) 29 práticas integrativas, que visam complementar os cuidados convencionais. Yoga, aromaterapia, plantas medicinais e cromoterapia, também integram a lista.

Essas condutas terapêuticas desempenham um papel abrangente no SUS e podem ser incorporadas em todos os níveis da Rede de Atenção à Saúde, com foco especial na Atenção Primária, onde têm grande potencial de atuação. Importante salientar que as Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas são consideradas complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada paciente.

Nesta segunda-feira, a Associação de Moradores de Buris de Abrantes também foi contemplada com a Lian Gong – prática corporal baseada na Medicina Tradicional Chinesa e desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo.

As ações do Maio de Práticas Integrativas seguem até a quarta-feira (28). Veja, a seguir, a programação:

  • 27 de maio

8h às 15h

Feira de Práticas Integrativas da Academia da Saúde da Sede

Local: Academia de Saúde da Sede (Ponto Certo)

Programação:

8h30 – Meditação

9h30 – Lian Gong

10h – Auriculoterapia

10h – Auriculoterapia Francesa

10h – Ventosa

13h30 – Auriculoterapia

13h30 – Auriculoterapia Francesa

13h30 – Ventosa

  • 27 de maio

8h15

Yoga

Local: Associação de Moradores de Buris de Abrantes

  • 27 de maio

A partir de 8h

Local: Multicentro de Saúde de Monte Gordo

Programação:

Fala de abertura: o SUS e as PICS

Lian Gong

Auriculoterapia

Terapia do som

  • 28 de maio

8h às 12h

Oficina de Fitoterapia Tradicional com Agentes Comunitários de Saúde

Local: Faculdade Anhanguera

Foto: Juliano Sarraf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jader
Mais de 12 mil favelas passam a ter CEP
Medida vai beneficiar 16,3 milhões de pessoasO governo federal antecipa em mais de um ano a implementação...
trabalho infantil
MEC publica cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil
Publicação incentiva formação continuada de professores no tema A cartilha Enfrentamento ao Trabalho...
pesca
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
Medida vigora desde 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2026 Está em vigor, desde 1º de outubro,...
Vini
Incêndio atinge casa do atacante Vinícius Jr. em Madri
A residência do atacante Vinícius Jr., localizada em La Moraleja, área nobre de Alcobendas, nos arredores...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!