Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Hip-Hop reduzindo Danos- Edição Tabagismo: Juventude Periférica Protagoniza Ações de Prevenção e Conscientização em Salvador

O Instituto Social Eumelanina lança em maio o projeto “Hip-Hop Reduzindo Danos – Edição Tabagismo”, uma iniciativa inovadora que une cultura urbana, educação popular e saúde pública para combater os malefícios do tabagismo entre jovens das periferias de Salvador. A ação tem como marco inicial o evento de lançamento que acontecerá no dia 30/05 (sexta-feira), das 14h às 16h30, no Parque São Bartolomeu, em referência ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, celebrado no dia 31 de maio.

Inspirado nos cinco elementos do Hip-Hop (MC, DJ, Break, Graffiti e Conhecimento), o projeto transforma a linguagem cultural em ferramenta de diálogo e mobilização social. Por meio de oficinas, intervenções artísticas e ações nas redes sociais, o projeto pretende alcançar diretamente jovens de 15 a 29 anos com mensagens sobre prevenção, cuidado coletivo e redução de danos.

Diante do crescimento alarmante do uso de cigarros eletrônicos (vapes) entre adolescentes e da redução da idade de iniciação ao tabagismo em territórios vulnerabilizados, o projeto aposta no protagonismo juvenil como estratégia de impacto. Jovens serão capacitados para atuar como multiplicadores e criadores de conteúdo, levando informação acessível às escolas, praças e mídias digitais.

Resultados Esperados:

  • 60 jovens capacitados como agentes culturais e comunitários;
  • 200 a 400 membros da comunidade alcançados por saraus e intervenções culturais;
  • 5.000 a 15.000 pessoas impactadas pelas campanhas digitais.

O projeto é realizado pelo Instituto Social EUMELANINA de Arte, Cultura e Educação com financiamento da ACT Promoção da Saúde, por meio do Edital ACT de Financiamento de Projetos para Avanço nos Temas Prioritários em Controle do Tabaco.

Serviço:

Lançamento do projeto- Hip-Hop Reduzindo Danos – Edição Tabagismo

Data: 30/05/2025 (sexta-feira)

Local: Parque São Bartolomeu

Horário: 14h às 16h30

Gratuito e aberto ao público (sujeito a lotação)

Programação:

  • Mesa de conversa com Áurea Semiseria, Bahia pela Paz / Programa de Tabagismo
  • Pocket Show: Áurea Semiseria
  • Performance de rima improvisada: JN e Adri
  • Discotecagem: DJ Lobu

 

Sobre o Instituto Eumelanina:

Organização sediada em Salvador, o Instituto atua na promoção da cidadania ativa, com foco nas juventudes negras e periféricas, integrando cultura, educação e direitos humanos.

Mais informações:
Site: www.institutoeumelanina.org
Instagram: @institutoeumelanina

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026