Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Hip-Hop reduzindo Danos- Edição Tabagismo: Juventude Periférica Protagoniza Ações de Prevenção e Conscientização em Salvador

O Instituto Social Eumelanina lança em maio o projeto “Hip-Hop Reduzindo Danos – Edição Tabagismo”, uma iniciativa inovadora que une cultura urbana, educação popular e saúde pública para combater os malefícios do tabagismo entre jovens das periferias de Salvador. A ação tem como marco inicial o evento de lançamento que acontecerá no dia 30/05 (sexta-feira), das 14h às 16h30, no Parque São Bartolomeu, em referência ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, celebrado no dia 31 de maio.

Inspirado nos cinco elementos do Hip-Hop (MC, DJ, Break, Graffiti e Conhecimento), o projeto transforma a linguagem cultural em ferramenta de diálogo e mobilização social. Por meio de oficinas, intervenções artísticas e ações nas redes sociais, o projeto pretende alcançar diretamente jovens de 15 a 29 anos com mensagens sobre prevenção, cuidado coletivo e redução de danos.

Diante do crescimento alarmante do uso de cigarros eletrônicos (vapes) entre adolescentes e da redução da idade de iniciação ao tabagismo em territórios vulnerabilizados, o projeto aposta no protagonismo juvenil como estratégia de impacto. Jovens serão capacitados para atuar como multiplicadores e criadores de conteúdo, levando informação acessível às escolas, praças e mídias digitais.

Resultados Esperados:

  • 60 jovens capacitados como agentes culturais e comunitários;
  • 200 a 400 membros da comunidade alcançados por saraus e intervenções culturais;
  • 5.000 a 15.000 pessoas impactadas pelas campanhas digitais.

O projeto é realizado pelo Instituto Social EUMELANINA de Arte, Cultura e Educação com financiamento da ACT Promoção da Saúde, por meio do Edital ACT de Financiamento de Projetos para Avanço nos Temas Prioritários em Controle do Tabaco.

Serviço:

Lançamento do projeto- Hip-Hop Reduzindo Danos – Edição Tabagismo

Data: 30/05/2025 (sexta-feira)

Local: Parque São Bartolomeu

Horário: 14h às 16h30

Gratuito e aberto ao público (sujeito a lotação)

Programação:

  • Mesa de conversa com Áurea Semiseria, Bahia pela Paz / Programa de Tabagismo
  • Pocket Show: Áurea Semiseria
  • Performance de rima improvisada: JN e Adri
  • Discotecagem: DJ Lobu

 

Sobre o Instituto Eumelanina:

Organização sediada em Salvador, o Instituto atua na promoção da cidadania ativa, com foco nas juventudes negras e periféricas, integrando cultura, educação e direitos humanos.

Mais informações:
Site: www.institutoeumelanina.org
Instagram: @institutoeumelanina

Veja também

flavio-lula
Últimas pesquisas apontam empate técnico, mas com vantagem para Flávio Bolsonaro
As três pesquisas de opinião sobre o segundo turno das eleições divulgadas neste sábado repetiram o empate...
Rodoviária
Gratuidade no transporte facilita deslocamento de eleitores para o segundo turno na Bahia
Operação Vai e Vota registra mais de 46 mil passagens emitidas e cerca de 1.200 horários extras para...
Foto Joá SouzaGOVBA7 (1)
Governo do Estado promove ações de saúde no Subúrbio de Salvador
Programa Cuidar de Quem Cuida reuniu atividades físicas, acolhimento e serviços de autocuidado; Salvador...
Rebeca Andrade
Rebeca Andrade conquista o tri no Mundial de Ginástica na Holanda
Brasileira levou o ouro no salto sobre a mesa A brasileira Rebeca Andrade conquistou neste sábado (24)...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos