Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Salvador impulsiona Bahia em ranking nacional sobre controle de agrotóxicos em alimentos

Salvador, por meio do trabalho qualificado da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi responsável por 140 das 202 amostras coletadas na Bahia no âmbito do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O dado foi apresentado durante o último webinar promovido pelo órgão federal, ocorrido este mês de maio, que reconheceu as unidades federativas com melhor desempenho no Ciclo 2024.

Com essa expressiva participação, Salvador teve papel fundamental para que a Bahia figurasse entre os quatro estados que alcançaram 100% das coletas previstas no Plano de Amostragem, ao lado de Mato Grosso, Pará e Rondônia. A média nacional de cumprimento foi de 90%.

Além disso, a Bahia ficou entre os cinco estados com maior número de amostras consideradas aptas para análise — resultado que reforça a eficiência e o rigor técnico das coletas realizadas na capital. O número de coletas realizadas pela capital baiana posiciona o município como peça-chave para o bom desempenho estadual, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro em números absolutos.

“O trabalho da nossa Vigilância Sanitária tem sido exemplar. Realizar 140 coletas dentro de um protocolo rigoroso, garantindo a segurança dos alimentos e o monitoramento do risco de exposição da população aos agrotóxicos, é uma conquista de toda a equipe da SMS. Seguimos firmes no compromisso com a saúde pública e o bem-estar dos soteropolitanos”, afirma a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Andréa Salvador.

Para 2025, a meta da Vigilância Sanitária de Salvador é ainda mais ambiciosa: estão previstas 256 coletas — um crescimento significativo no volume de amostras que reafirma o protagonismo da cidade na vigilância da qualidade dos alimentos consumidos pela população.

Controle – O PARA é um dos mais relevantes programas nacionais voltados à avaliação da exposição humana a resíduos de agrotóxicos, oferecendo subsídios para a regulação, planejamento de ações e o controle do risco sanitário. As coletas são realizadas em supermercados com grande circulação de consumidores, focando em produtos vegetais de ampla ingestão, como frutas, verduras, legumes, dentre outros.

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026