Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Salvador renova compromisso com o programa Cidades Sustentáveis e apresenta avanços na área durante encontro

Na Semana do Meio Ambiente, Salvador renovou, nesta segunda-feira (2), sua participação no Programa Cidades Sustentáveis (PCS), iniciativa que incorpora sustentabilidade urbana nos âmbitos social, ambiental, econômico, político e cultural junto ao planejamento municipal. O prefeito Bruno Reis assinou o documento durante a abertura do 1º Encontro para ODS da Região Metropolitana de Salvador, realizado no Arquivo Público (Comércio), e reforçou o compromisso da cidade com a agenda.

 

“Desde minha primeira gestão, em janeiro de 2021, renovei o compromisso com o Pacto de Paris, que este ano completa 10 anos e cujo objetivo é reduzir a emissão dos gases que impactam no efeito estufa. Inclusive, há um projeto encaminhado por nós para a Câmara Municipal para neutralizar a emissão desses gases até 2049, quando Salvador completa 500 anos”, frisou Bruno Reis.

 

Também participaram a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e os secretários de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euller, e da Reparação (Semur), Isaura Genoveva, além do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo.

 

O chefe do Executivo municipal citou avanços que fizeram com que a capital baiana tomasse a dianteira para o desenvolvimento sustentável no estado e no país. As medidas envolveram, por exemplo, a implantação de novos parques, de dois espaços verdes inéditos, como o viveiro de restinga (Praia do Flamengo) e um Centro de Interpretação da Mata Atlântica (Bonfim), além da aquisição de ônibus elétricos para a mobilidade urbana.

 

“A gente sabe que o transporte público é o maior emissor de gases. Então, há uma série de medidas que adotamos e que precisamos adotar daqui para frente para evitarmos desastres, perdas de vidas e um mundo mais equilibrado, mais sustentável e, consequentemente, um mundo melhor para todos”, acrescentou o prefeito de Salvador.

 

O 1º Encontro para ODS da Região Metropolitana de Salvador reuniu gestores públicos, organizações internacionais e instituições financeiras para tratarem, inclusive, sobre o novo ODS 18 – iniciativa voluntária criada pelo Brasil para combater o racismo estrutural e as desigualdades que afetam especificamente os povos indígenas e a população negra.

 

Iniciativa – Desenvolvido pelo Instituto Cidades Sustentáveis, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) é estruturado em 12 eixos temáticos que são alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. Na prática, o programa oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano integrado, além de mecanismos de controle social e estímulo à participação cidadã.

 

As ferramentas do PCS incluem um conjunto de 260 indicadores relacionados às diversas áreas da administração pública, um painel de monitoramento para o Plano de Metas e um software que permite a comparação de dados e informações entre as cidades.

 

Segundo a coordenadora do PCS, Zuleica Goulart, o fato de a capital baiana se manter no programa coloca a cidade mais uma vez como protagonista da agenda sustentável. “Salvador é uma referência como capital, como uma cidade polo. A ideia é a gente criar uma rede na Região Metropolitana, tendo a capital com uma referência diante de uma agenda tão desafiadora, mas que faz parte do dia a dia da gestão pública municipal”, disse.

Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar