Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura e MPBA lançam campanha de combate à poluição sonora em Salvador

A Prefeitura de Salvador e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) lançaram uma campanha conjunta de conscientização, que visa o combate à poluição sonora na cidade. Quem circula pela capital baiana tem visto, desde o último sábado (31), outdoors e outras peças publicitárias destacando os efeitos nocivos do som alto para a população. Ele pode causar estresse e dor de cabeça, principalmente em pessoas idosas, bebês, crianças e adultos autistas, além de assustar animais.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), até 25 de maio deste ano, já foram registradas 10.688 denúncias de poluição sonora e 360 equipamentos foram apreendidos na cidade. Em 2024, foram cerca de 23 mil denúncias – média de 63 reclamações por dia – e 594 aparelhos recolhidos.

 

A gerente de fiscalização sonora da Sedur, Márcia Cardim, explica que veículos automotores são os mais denunciados, seguidos de estabelecimentos comerciais e residências. Há casos de poluição sonora em frente a hospitais, o que é proibido por lei, e situações em que os próprios familiares denunciam o desrespeito.

 

“Não é só incomodo, é uma questão de saúde pública. A poluição sonora é todo ruído que gera desconforto e que interfere na comunicação. O poder público vem fazendo o seu papel fiscalizando e é importante também que o cidadão se conscientize sobre a necessidade de respeitar o espaço do outro, promovendo assim um ambiente mais harmonioso”, explica a gerente de fiscalização.

 

A promotora Hortênsia Gomes Pinho, da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Habitação e Urbanismo do MPBA, explica que a poluição sonora lidera a lista de reclamações na Promotoria e registra que é preciso ter mais empatia pelo próximo. “Sabemos que esse é um tema delicado, porque a economia da cidade é voltada para eventos musicais, e não estamos falando que não pode ter eventos dessa natureza. O que estamos buscando é garantir paz e lazer coexistindo harmonicamente. Tem a ver com solidariedade e respeito”, afirmou Hortênsia Pinho.

 

A campanha é veiculada em outdoor, em cinco mega painéis, e-truck, bike door, painéis de led, circuito digital da Lapa, nas ruas e nos elevadores residenciais e comerciais. A diretora de Publicidade da Prefeitura de Salvador, Lilia Lopes, destacou a importância da ação: “Em parceria com o Ministério Público, a Prefeitura lança essa campanha com o objetivo de mostrar como o barulho afeta a vida das pessoas e como cada um pode contribuir para o bom convívio. Entendemos que a educação é o caminho para transformar comportamentos”.

 

Eventos – No mês que o planeta celebra o Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, o MP e a Prefeitura vão realizar ações para ampliar o debate e conscientização a poluição sonora e suas consequências. “A poluição sonora é um problema de saúde e ordem pública, mas também ambiental. O excesso de ruído pode causar danos à saúde humana, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico da cidade”, explica a promotora. Entre as iniciativas estão um seminário aberto ao público, na sede do MPBA, e uma exposição de equipamentos sonoros apreendidos durante as operações.

 

Fiscalização – Em todos os finais de semana acontece a Operação Sílere, uma ação integrada entre a Sedur, polícias Militar e Civil e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), que tem como objetivo intensificar a fiscalização no combate à poluição sonora na capital.

 

Como denunciar – Poluição sonora é crime e pode resultar em multa e prisão de um a quatro anos. Para o cidadão ou estabelecimento que for flagrado infringindo a lei, a multa varia de R$1.211,73 a R$201.788,90 e os equipamentos sonoros poderão ser apreendidos. Denúncias podem ser feitas por meio do Disque Salvador 156 ou nos canais de atendimento do Ministério Público da Bahia: telefone 127 e https://atendimento.mpba.mp.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jader
Mais de 12 mil favelas passam a ter CEP
Medida vai beneficiar 16,3 milhões de pessoasO governo federal antecipa em mais de um ano a implementação...
trabalho infantil
MEC publica cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil
Publicação incentiva formação continuada de professores no tema A cartilha Enfrentamento ao Trabalho...
pesca
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
Medida vigora desde 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2026 Está em vigor, desde 1º de outubro,...
Vini
Incêndio atinge casa do atacante Vinícius Jr. em Madri
A residência do atacante Vinícius Jr., localizada em La Moraleja, área nobre de Alcobendas, nos arredores...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!