Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Desal desenvolve projetos para espaços públicos que levam em conta aspectos ambientais e bem-estar do cidadão

A Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) promove regularmente projetos de revitalização urbana em espaços públicos municipais para melhoria da qualidade de vida da população, priorizando a manutenção de áreas verdes.

 

Entre as iniciativas estão a criação de praças com vegetação que podem ser encontradas em pequenos, médios e grandes formatos, com foco na revitalização de regiões degradadas – muitas delas que eram, inclusive, utilizadas como depósitos de veículos abandonados ou lixões improvisados.

 

Nesses trabalhos são utilizadas, por exemplo, madeiras de árvores de replantio em 100% dos projetos, a exemplo do eucalipto, para compor os cercados e demais equipamentos, como academias de saúde, parque infantil, casa de Tarzan, mesas de jogos, bancos antivandalismo, Dog Parks (cachorródromos), peças decorativas e demais elementos do paisagismo.

 

Além disso, as ações consistem na substituição de trechos em concreto ou degradados pelo mau uso por vegetação, contribuindo para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

 

Em Salvador, a Desal adotou o plantio de grama e árvores como uma medida para reduzir o aquecimento das áreas urbanas, chegando a ter, em cada projeto, entre 60% e 70% de área verde instalada.

 

De acordo com o presidente do órgão, Virgílio Daltro, a meta é inaugurar de cinco a dez equipamentos de lazer por mês até o final deste ano. “Estamos criando novas áreas de lazer com grama, árvores e outras plantas, para proporcionar mais áreas para atividades recreativas, descanso e interação social”, explica o gestor.

 

O plantio de grama e as árvores integram a composição paisagística dos projetos da Desal, antes mesmo da definição das bases da estrutura de cada equipamento.

 

“Os projetos contemplam construção e melhorias dos espaços de lazer e saúde, considerando itens como sustentabilidade e acessibilidade. Levamos em consideração todas as questões urbanísticas e de meio ambiente, visto que Salvador se tornou uma cidade de plantio e arborização, com inúmeros cinturões verdes. Trabalhamos para proporcionar uma cidade melhor para os soteropolitanos que trafegam ou que utilizam as praças para prática de esportes e a saúde”, declarou o presidente da Desal.

 

Os projetos urbanísticos da Desal passam à fase de execução após avaliados aspectos que levam em consideração as normas específicas de segurança, acessibilidade e meio ambiente, como a preservação de árvores e espécies da mata atlântica ou de restinga.

 

Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar