Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Sempre já emitiu quase 900 Carteiras Municipais do Atleta em Salvador

A Prefeitura Municipal de Salvador já emitiu quase 900 Carteiras Municipais do Atleta, sendo 410 delas nestes primeiros meses de 2025. O documento, criado pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), visa identificar e cadastrar atletas, paratletas e federações esportivas da capital baiana para participarem de benefícios disponibilizados pela pasta.

 

Para o titular da Sempre, Junior Magalhães, a Carteira Municipal do Atleta é uma ferramenta essencial para o fortalecimento do esporte na cidade. “Este documento foi criado com o objetivo de identificar e cadastrar de forma organizada atletas, paratletas e federações da capital baiana, consolidando um banco de dados que servirá de base para a construção do primeiro censo esportivo municipal”, diz.

 

De acordo com o gestor, através da iniciativa será possível conhecer com precisão o número de atletas federados e ativos em Salvador, modalidades de atuação, perfis e distribuição territorial. “Esses dados são fundamentais para o planejamento, a formulação e a execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do esporte, desde a inclusão esportiva, até o alto rendimento”, completa.

 

A Carteira Municipal do Atleta é uma exigência para acesso aos programas de incentivo esportivo oferecidos pelo município, como o Bolsa Atleta Salvador, Viva Esporte e Ajuda de Custo, garantindo maior transparência, equidade e eficiência na distribuição de recursos e benefícios.

 

Apoio – Com a Carteira Municipal do Atleta, o carateca Bryan Aquilles, 11 anos, pôde concorrer no Edital do Bolsa Atleta Salvador e foi contemplado com o benefício. Feliz com mais essa conquista, ele ressalta a importância do esporte e do auxílio financeiro.

 

“O caratê é muito bom, porque a pessoa que pratica este esporte tem uma disciplina melhor e o comportamento melhora, o seu corpo fica mais aguçado e faz as tarefas com mais rapidez e habilidade. O Bolsa Atleta Salvador me ajudou muito porque eu consegui viajar para muitas competições. Eu tenho vários títulos brasileiros, norte e norte-nordeste e baiano, e graças ao benefício eu consegui ir para mais uma competição. Muito obrigado”, afirma.

 

Para a atleta de caratê tradicional Alanna Sodré Chamusca, que possui a Carteira do Bolsa Atleta e desde 2024 é beneficiária do Bolsa Atleta Salvador, o auxílio só proporcionou melhorias em sua vida. “O benefício pôde me proporcionar a compra de quimono, pagar passagens para competir, pagar o personal, suplementação, melhorias da alimentação e deslocamento para treinos, que às vezes é muito distante.  Agradeço muito ao Bolsa Atleta Salvador por ter me proporcionado tudo isso”, destaca.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PSG
Ônibus do PSG é atacado na Espanha após jogo da Liga dos Campeões
O ônibus do Paris Saint-Germain foi alvo de ataques na madrugada desta quinta-feira (11), após o empate...
Portugal e Brasil
Brasileiros foram mais da metade dos deportados em Portugal, diz jornal
Mais da metade dos estrangeiros deportados de Portugal em 2024 e 2025 eram brasileiros: 236 dos 411 casos...
Hugo_Calderano_b207aec8e2
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Francês é o mesmo que superou o carioca na luta pelo bronze em Paris Número 3 do mundo, o carioca Hugo...
jornalistas
Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas
Discussão foi proposta por Paulo Paim na Comissão de Direitos Humanos A ação violenta de policiais legislativos...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar